terça-feira, 16 de junho de 2015

Therezópolis Rubine


Após provar a Gold e a Ebenholz, hora de conhecer a terceira cerveja da Therezópolis: Rubine, uma representante do estilo bock.

Sobre a Cervejaria St. Gallen
A empresa foi fundada em 1912 por Alfredo Claussen, descendente dos imigrantes dinamarqueses que povoaram o município de Teresópolis, região serrana do Rio de Janeiro, no início do século XX. Após fechada por muitos anos, devido a problemas de importação de matéria-prima após o fim da Primeira Guerra Mundial, foi reaberta por empresários descendentes de Claussen em 2007. Recentemente, a cervejaria lançou um empreendimento turístico chamado Vila de St Gallen, uma grande vila germânica com biergarten, pub e bistrô.

Antes de tudo, vale aqui uma explicação rápida e ligeira sobre o estilo. O primeiro registro de uma cerveja tipo bock vem da cidade de Einbeck, na Alemanha, através de um polo produtor e exportador de cervejas na época da Liga Hanseática (Hanseatic League, séculos XIV a XVII). No começo do século XVII, foi recriada em Munique. O nome “Bock” é baseado em uma variação do nome “Einbeck” do dialeto Bávaro, e usado apenas após chegada dessa cerveja em Munique. “Bock” também significa “bode” ou "cabrito" em alemão, sendo comumente usado em logotipos e propagandas. (Fonte: Brejas)

Como muito bem lembrado pelo blog "Cerveja, Gosto sim!", é bem comum relacionarmos as cervejas do estilo Bock com o inverno. Isso ocorre primeiramente pelo marketing criado pela Kaiser. Também pela leve sensação de calor que cervejas desse tipo provocam em função de um teor alcoólico um pouco maior.

Ao colocar no copo, a cerveja apresentou as seguintes características: cor castanho avermelhado, levemente translúcida, com espuma de média formação e curta duração. No aroma, sobressai o malte, trazendo notas adocicadas (caramelo) e tostadas. Sabor acompanha o aroma, com a adição de lúpulo (muito pouco, mas muito pouco mesmo). Álcool bem inserido. Corpo médio. Carbonatação média. Final adocicado, mas nada muito agressivo. Diria até que satisfatório.

CONCLUSÃO DO GRANDE CHICO
Essa cerveja é para iniciantes? Sim, possui sabor diferenciado e não tão agressivo
Tem um bom custo-benefício? Sim
É fácil de beber? Mais ou menos, uma garrafa para um pode dificultar as coisas
É fácil de encontrar? Sim, em supermercados e em alguns bares especializados
Observações: muitos dizem que a melhor característica dessa cerva é justamente a aparência. Pois é, isso comigo não se confirmou. Uma cerveja totalmente mais ou menos, mas que tem como vantagem não ser típica de se degustar em climas mais amenos. Como o custo-benefício dela é baixo, vale o investimento. Entretanto, não crie expectativas.

INFORMAÇÕES
Therezópolis Rubine
Estilo: Traditional Bock
Álcool: 6,5%
Cervejaria: Cervejaria St. Gallen
País: Brasil
Comprada em: Super Prix - Riachuelo
Preço: Uns R$ 8,00

0 comentários: