Admito que enrolo para escrever sobre certas cervejas por puro receio de ser tendencioso em minhas palavras. Esse é o caso da Heineken, a cerveja de hoje.
Sobre a Heineken, tirei esse belo texto do blog O Contador de Cervejas (aliás, visita OBRIGATÓRIA)
Heineken
Fundada em 1864 por Gerard Adriaan Heineken e com sede em Amsterdam na Holanda, a Heineken é um fenômeno mundial de marketing e a terceira maior cervejaria do mundo. Sua garrafinha verde é hoje um ícone mundial.
A Heineken comanda 119 cervejarias em mais de 65 países produzido marcas como Cruzcampo, Tiger Beer, Żywiec, Starobrno, Zagorka, Birra Moretti, Ochota, Murphy’s e obviamente seu carro chefe: a Heineken.
Com a recente incorporação da mexicana Femsa, a Heineken consolida sua posição no mercado em que era mais fraca: a América Latina. No Brasil vai enfrentar uma briga desigual com a Anheuser-Inbev detendora de 70% de share de mercado, um verdadeiro e clássico monopólio.
Outra jogada de mercado da Heineken é o avanço sobre a Scottish&Newcastle, líder de mercado na Inglaterra. É o mundo da cerveja em plena era de concentração de mercado.
Atualmente, a Heineken (5) é uma das 4 grandes companhias que dominam mais de 50% do mercado mundial, junto com a belga Ab-Inbev (22%), a inglesa SAB-Miller (14%) e a dinamarquesa Carlsberg (7%).
Heineken Experience
Heineken Experience é um museu sobre a cerveja. O edifício foi construído em 1867 e funcionou como fábrica até 1988. Em 1991 o edifício iniciou um processo de reforma total para transformar-se no museu. É oferecida uma excursão, exibições interativas, e dois bares. Ele também oferece um olhar sobre a história da empresa e do processo de fermentação da cerveja durante os anos.
Como patrocinadora da Europa Champions League, o museu virou também uma espécie de templo para os aficionados do futebol europeu.
Cerveja de cor dourada, translúcida, com espuma de média formação e curta duração, permanecendo uma fina camada até o fim. Não há como negar que ela é bonita no copo. Praticamente pede pra ser degustada. No aroma, é bem mais lupulada que as concorrentes diretas, só que bem suave. O sabor acompanha o aroma, com o malte mais presente. Carbonatação média. Final levemente amargo.
Conclusão: para botecar, é uma das minhas favoritas. Se tenho o poder de decidir qual cerveja escolher, fico com a Heineken. Muito mais sabor que suas concorrentes e levemente lupulada. Claro que rola toda a mística de ter "off-flavor" pelo fato da garrafa ser verde e que, de fato, não é nenhuma mentira, tanto é que algumas tem o aroma totalmente comprometido. Entretanto, é mais problema de conservação por parte do estabelecimento do que da produção em si. Com custo-benefício totalmente excelente, é uma cerveja indispensável numa mesa de bar.
INFORMAÇÕES
Heineken
Estilo: Premium American Lager
Álcool: 5,0%
Cervejaria: Heineken
País: Holanda
Comprada em: Qualquer boteco um pouco melhor =P
Preço: Uns R$ 8,00
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