sexta-feira, 19 de junho de 2015

Wäls Quadruppel


Sempre quando tenho uma grana sobrando (ou seja, quase nunca), destino um dia do mês para experimentar cervejas que não são do meu estilo predileto. Passando pelo Hopfen, vi um rótulo que me chamou bastante atenção por sua simplicidade. Como não sou de ferro, pedi pra abrir uma conta, pois era hora de provar a Wäls Quadruppel, a cerveja de hoje.

Cervejaria Wäls
A Cervejaria Wäls é uma microcervejaria com sede em Belo Horizonte, Minas Gerais. Foi fundada no início de 2000 pelos irmãos José Felipe e Tiago Carneiro. Durante oito anos, o foco da cervejaria era produzir o tipo mais convencional de cerveja, a chamada cerveja Pilsen. Além da rede de restaurantes, a cervejaria realizava eventos universitários e chope com sistema de delivery. A linha de cervejas especiais da Wäls foi lançada no ano de 2008, após longo período de estudos e investimentos. Como resultado, a Wals colecionou nos últimos anos uma série de prêmios que é para deixar qualquer um de queixo caído, como o título de melhor cervejaria da América do Sul (2012), medalha de ouro na Copa do Mundo da Cerveja, o maior concurso internacional de cervejas (Denver-2014), com Wäls Dubbel e a medalha de prata com a Wäls Quadruppel. Em 2015, o mercado foi surpreendido com uma notícia que muitos ficaram incrédulos, pois a Bohemia (Primeira cervejaria do Brasil, fundada em 1853) uniu-se com a Wäls, com o objetivo de impulsionar o mercado de cervejas especiais. 

Como bem descrito no blog O Cru e o Maltado, a Wäls Quadruppel foi lançada em 2009, e é considerada uma das obras primas de José Felipe. Afinal de contas, trata-se de uma cerveja com 11% de teor alcoólico, nível este quase que inexistente na época. Para elevar ainda mais a complexidade da cerva, sua maturação é feita com chips de carvalho, previamente embebidos em cachaça mineira. Como dizem os mineiros: NU!

Cerveja de cor marrom, turva, com espuma de curta duração e formação. Admito que a primeira impressão me desagradou bastante, já que em todos os registros na internet, uma de suas características é justamente a espuma. No aroma, o álcool é bem prenominante, com malte (caramelo), ameixa, amadeirado e um dulçor que não soube identificar em segundo plano. No sabor, a porrada que o álcool dá no paladar é algo único, chegando a adormecer a língua. Muito mais complexo que o aroma. O dulçor está lá, assim como um frutado que não soube identificar (Ameixa? Passas?), caramelo e algo que lembre madeirado malte bem pronunciado, um frutado presente, caramelo e madeira. Entretanto, é o álcool que é o personagem principal. Não é agressivo, mas é assertivo e não compromete a degustação, que é algo interessante. Como ela é bem encorpada, recomenda-se que a degustação seja lenta. Carbonatação média/baixa. Final seco e bem alcoolizado, remetendo o mesmo dulçor que não consegui identificar.

Conclusão: Essa é aquela cerveja pra fechar a noite com chave de ouro, com boas companhias e num dia com temperatura amena. Com um custo-benefício interessante, a Wäls Quadruppel é uma cerveja que entra facilmente no Top 20 - Melhores Cervejas Nacionais. Altamente recomendada!

INFORMAÇÕES
Wäls Quadruppel
Estilo: Belgian Quadrupel
Álcool: 11,0%
Cervejaria: Cervejaria Wäls
País: Brasil
Comprada em: Hopfen Cervejas Especiais
Preço: Uns R$ 25,00

PS: A Wäls Quadruppel também está sendo distribuída nos EUA. Por lá, elas estão sendo enviadas com a marca Belô (trocaram porque Wäls lembra Walls, a marca da Kibon na Ásia). E num é que o rótulo ficou sensacional?


0 comentários: