quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Way Amburana Lager


Imagina beber uma cerveja com um aroma daqueles coquinhos queimados, que são vendidos no Centro do Rio de Janeiro? Pois é, senhoras e senhores, essa foi a primeira impressão que tive da Way Amburana Lager, a cerveja de hoje.

Sobre a Way Beer
Fruto da nova geração de cervejarias que vem surgindo, a Way Beer é uma micro cervejaria artesanal do Paraná, localizada em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. Com produtos de alta qualidade e um espírito arrojado, em pouco tempo de existência ganhou destaque na região e no país.

O que faz dessa cerveja da Way ser tão especial? Tudo por causa do seu processo de maturação, que é feito com a madeira da Amburana Cearensis, árvore nativa do sertão nordestino brasileiro (especialmente no Ceará). Suas sementes são escuras e exalam um forte cheiro de cumarina, cujo aroma é semelhante ao de baunilha. Geralmente, a maioria das cervejas é maturada em carvalho, que tem características sensoriais de madeira mais fortes. Já a amburana, aqui no Brasil, é mais comum na maturação de cachaças, devido à riqueza de compostos fenólicos. 

A classificação dessa cerveja é meio difusa. No Brejas, classificaram como Wood Aged Beer. Já no ratebeer, está como Doppelbock. Entretanto, vou ficar com a classificação adotada pelo Untappd: Black Lager.


A cerveja apresentou uma cor marrom (puxando levemente pro vermelho), ligeiramente translúcida, com espuma de média formação e duração. O aroma dessa cerva é bem interessante: tem lá o malte tostado, mas também tem algo que lembre café, madeira, baunilha e um dulçor parecido com esses coquinhos que citei logo no início. No sabor, ficam apenas as sensações de tostado e de madeira, além de um dulçor de certa complexidade e que nao consegui diferenciar. Aliás, essa sensação de madeira é presente na cerveja a todo instante, inclusive no retrogosto. Carbonatação média e álcool bem escondido, um perigo para quem é fraco com bebida.

E, para 'piorar' a situação, a medida em que essa cerva vai esquentando, o álcool vai se tornando mais presente, assim como as notas de madeira. Um espetáculo a parte.

Conclusão: é uma cerveja muito fácil de beber, desce redondinha. Entretanto, não vá pensando que é uma cerveja leve. São 8,4% de teor alcoólico e que estão bem escondidos. Além disso, não é qualquer um que gosta de cervejas com notas de madeira. Sendo assim, experimente essa cerveja de coração aberto, pois a probabilidade de você curtir é alta. Vale (e muito) o investimento.

PS: Tá no meu TOP 3 da Way, ao lado da Die Fizzy e da Double American Pale Ale.

INFORMAÇÕES
Way Amburana Lager
Estilo: Black Lager
Álcool: 8,4%
Cervejaria: Cervejaria Way
País: Brasil
Comprada em: Hopfen Cervejas Especiais
Preço: Uns R$ 25,00

0 comentários: