segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Amazon Beer Red Ale Priprioca


O que dizer de uma cerveja cujo ingrediente é bastante utilizado pela indústria farmacêutica e cosmética? Essa é a história da Amazon Beer Red Ale Priprioca, a cerveja de hoje.

Sobre a Amazon Beer
A Amazon Beer iniciou suas atividades, em maio de 2000, com o lançamento de duas cervejas “clássicas” - a Forest e a River: uma pilsen leve e outra mais encorpada e mais forte (5% de teor alcoólico). Ambas foram criadas pelo mestre cervejeiro Izair Traversin com a consultoria de Reynaldo Fogagnolli, então mestre cervejeiro da Cervejaria Continental em São Paulo (hoje extinta) e atual dono da Cervejaria Universitária em Campinas. Os nomes em inglês da cervejaria e dos produtos mostram claramente o quanto está tudo orientado em função do turismo e dos visitantes estrangeiros, um caso bastante raro no Brasil. 

Segundo o folclore brasileiro, Piri-Piri era um importante guerreiro que vivia numa aldeia indígena, no coração da selva amazônica. Conta-se que ele exalava um cheiro maravilhoso, capaz de atrair qualquer índia da tribo. Ele também tinha o poder de desaparecer, quando em perigo, ou para se livrar das hordas de garotas aos seus pés. Certa vez, a filha do Pajé da tribo desesperadamente apaixonada por Piri-Piri, pediu ao seu pai, Supi, para lhe ensinar um feitiço que capturarasse Piri-Piri. Para atendê-la, o pajé mandou que ela amarrasse os pés de Piri-Piri com seus cabelos em uma noite de lua cheia. Pressentindo o perigo, Piri-Piri desapareceu em uma nuvem, para não mais retornar. No lugar onde o índio fora visto pela última vez, brotou uma planta, que também exalava o magnífico aroma de Piri-Piri. Em homenagem ao índio, essa planta foi nomeada de piripirioca, nome que mais tarde foi abreviado para priprioca

Até pouco tempo atrás, a priprioca era amplamente utilizada na indústria de cosméticos, especialmente na fabricação de perfumes (a linha Natura Ekos tem um perfume baseado nesta erva). Entretanto, para o chef Alex Atala, o vegetal tem uma outra utilidade: confere um toque especial aos pratos, ganhando destaque no cenário internacional. "Conheci a priprioca viajando pela Amazônia, onde a planta faz parte da cultura local. Pesquisei sobre ela e percebi a possibilidade de usá-la na gastronomia", disse Atala em entrevista ao GNT (aliás, nessa reportagem do GNT tem uma receita de pudim de leite que a calda leva priprioca rs).

Prazer, priprioca =P

Em postagens anteriores, já deixei bem claro que as cervejas do tipo red ale não são as minhas favoritas. Mas, com a adição de uma erva brasileira na elaboração desta cerva, fiz questão de provar.

Cerveja de cor marrom, ligeiramente avermelhada, pouco translúcida, com espuma de média formação e duração. Logo de cara, já dá pra sentir um tom amadeirado no aroma, com o malte tostado no segundo plano e um leve dulçor. O sabor acompanha o aroma, com o amadeirado imperando, junto com um dulçor e algo que lembra canela (beeem suave). O lúpulo só deu pra notar no retrogosto. Carbonatação média. Corpo leve. Álcool presente, mas nada evidente.

Conclusão: se você busca uma red ale diferenciada e com ótimo custo-benefício, peça uma Red Ale Priprioca que ela pode te atender perfeitamente. 


INFORMAÇÕES
Amazon Beer Red Ale Priprioca
Estilo: Irish Red Ale
Álcool: 6,0%
Cervejaria: Amazon Beer
País: Brasil
Comprada em: Hopfen Cervejas Especiais
Preço: R$ 15,00

0 comentários: