terça-feira, 21 de outubro de 2014

Mondial de La Biere Rio 2014: Dogfish Head 90 Minute IPA


O Mondial de La Biere Rio 2014 foi uma experiência interessante, pois pela primeira vez pude ter a dimensão exata do mundo cervejeiro. 
Escolhi três cervejas para dedicar algumas linhas aqui no blog: Fraga Brown, 961 Lebanese Pale Ale e Dogfish Head 90 Minute IPA, a cerveja de hoje.

Sobre a Dogfish Head
A Dogfish Head vem sendo desde 1995 um dos expoentes da revolução da cerveja artesanal americana. Comandada por Sam Calagione hoje verdadeira celebridade do setor tendo comandado um documentário e um seriado pelo Discovery Channel que tinha como pano de fundo a própria Dogfish. Atualmente o QG da cervejaria encontra-se na cidade de Milton, Delaware, 300 km ao sul de New York.

A cerveja em si

Ao colocar no copo, a cerveja apresentou as seguintes características: cor âmbar, translúcida, com espuma de média formação e duração. O aroma dessa cerva é espetacular, com notas de frutas cítricas que se espalham facilmente. Tem também algo que lembra caramelo, mas bem suave. Sabor acompanha o aroma, com o malte tendo mais destaque, deixando a cerva bem equilibrada. Álcool bem assertivo, mas que não incomoda. Não é aquele 'baque' que muita cerveja com 9% de teor alcóolico te passa. Retrogosto amargo e seco, mas que deixa aquele gosto doce da laranja que te cativa a continuar bebendo. Carbonatação média.

CONCLUSÃO DO GRANDE CHICO
Essa cerveja é para iniciantes? Não. Estamos falando de uma Imperial IPA, ou seja, a cerveja vai ser beeeem amarga (lupulada). Acostume seu paladar antes de provar essa.
Tem um bom custo-benefício? Mais ou menos.
É fácil de beber? Mais ou menos.
É fácil de encontrar? Não, pois não é comercializada no Brasil. Somente em festivais ou se alguém trouxer de fora.
Observações: eu e minha mania de criar expectativas. Sempre me falaram que essa cerva era uma das melhores cervejas do mundo, mas acabei provando uma cerveja 'normal'. Claro que ela tem seu valor, é muito boa, mas o preço praticado pela exclusividade no festival beira o absurdo (Atualizando: no Mondial de 2015, custava 40 reais). Se você for lupulomaníaco, cai dentro porque vale o investimento. Agora, se fosse uns 20% mais em conta, teria um bom custo-benefício. 

INFORMAÇÕES
Dogfish Head 90 Minute IPA
Estilo: Imperial / Double IPA
Álcool: 9,0%
Cervejaria: Dogfish Head Craft Brewed Ales
País: Estados Unidos
Comprada em: Mondial de La Biere Rio
Preço: Uns R$ 40,00 - preço da edição de 2015

Curiosidade: por que 90 Minute IPA?
Calagione é conhecido por suas invencionices, tanto para cervejas, quanto para equipamentos. Uma de suas invenções foi a “Sir Hops Alot”, uma máquina que tem como base o antigo jogo de futebol elétrico, criado por Norman Sas, onde, a cada minuto corrido, uma porção de lúpulos caía na fervura. Assim surgiram as famosas “Minutes IPA”. A alcunha 90 deve-se a um processo que libera o lúpulo de forma contínua durante 90 minutos, e não apenas em momentos específicos como tradicionalmente.


0 comentários: