segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Tupiniquim/Omnipollo Polimango


Digamos que foi um 'golpe de mestre' da recém-lançada Tupiniquim. Suas primeiras cervejas foram colaborativas com cervejarias ciganas de respeito: com a dinamarquesa Evil Twin (Tupiniquim Extra Fancy IPA) e com a Omnipolo, da Noruega. O resultado desta segunda parceira foi a Polimango, cerveja da qual vou falar um pouco no post de hoje.

Sobre a Cervejaria Tupiniquim 
Recém lançada, a Tupiniquim é uma cervejaria de Porto Alegre que vem causando uma excelente impressão. Ligada à importadora Beer Legends, responsável por trazer marcas como Evil Twin, Nogne, Omnipolo, Emelisse, Struise e muitas outras, investe em cervejas colaborativas para ganhar mercado. 

Primeiramente, a curiosidade desta cerva: ela leva farinha de polenta e aveia na receita. Enquanto o primeiro ingrediente é uma alternativa ao dulçor caramelizado gerado pelos maltes, o segundo ajuda a suavizar o amargor.

Vou ser bem sincero antes de começar a descrever a cerva: não consegui notar nenhum dos dois, rsrs.


Cerveja de cor bem dourada, quase laranja (a cor na foto está atrapalhando), levemente turva, com espuma de alta formação e duração. No aroma, o lúpulo é bem presente, trazendo notas de frutas cítricas (laranja, maracujá e manga), com um dulçor lá no fundo. Sabor acompanha o aroma, mas com algo interessante: ela não tem aquele caramelo característico. É um dulçor que não sei explicar e que deixou essa cerva bem gostosa, com uma drinkability acima do normal. Aliás, no sabor dá pra perceber bem mais as notas de manga, principalmente no retrogosto. Outro ponto positivo é que, mesmo se tratando de uma Imperial IPA, ela não tem muito corpo. Carbonatação baixa. Álcool beeem escondido, mas presente (um perigo para quem é fraco na bebida).

Conclusão: conjunto excelente. Uma Imperial IPA com boa pegada e que desce fácil. Se ela fosse um pouquiiiinho mais barata, seria irrecusável. Vale (e muito) a pena experimentar.

INFORMAÇÕES
Tupiniquim/Omnipollo Polimango
Estilo: Imperial / Double IPA
Álcool: 9,5%
Cervejaria: Cervejaria Tupiniquim
País: Brasil
Comprada em: Hopfen Cervejas Especiais
Preço: Uns R$ 30,00

0 comentários: