domingo, 12 de outubro de 2014

Bamberg Rauchbier



Muito tempo se passou depois do 'trauma' ao degustar a Aecht Schlenkerla Rauchbier Weizen. Na época, como estava conhecendo cervejas especiais, achava um absurdo uma cerveja ter gosto de churrasco ou de mortadela defumada. Hoje, com quase duzentas cervejas no currículo, essa era a única do estilo rauchbier que tinha degustado.

Era, pois chegou o dia de comentar sobre a Bamberg Rauchbier.

Sobre a Cervejaria Bamberg
A micro cervejaria Bamberg nasceu no ano de 2005 em Votorantim, nas imediações de Sorocaba, interior de São Paulo. Os irmãos Alexandre, Thiago e Lucas visitaram várias cervejarias ao redor do mundo, e através de muita pesquisa e análise fundaram a Cervejaria e deu-se o nome de Bamberg em homenagem à cidade alemã que leva o mesmo nome, referência em produção de cervejas na Alemanha. A cidade de Bamberg é um importante centro turístico e cultural, que tem como uma de suas principais atrações turísticas a Cidade Histórica, famosa por sua rica arquitetura medieval, ainda preservada depois de séculos e reconhecida como patrimônio histórico mundial. Além disso, possui outra interessante característica: sua densidade de cervejarias por habitantes é a maior do mundo. 

Antes de falar sobre a cerveja em si, é necessário destacar dois pontos:
1- Estilo da cerveja: rauch significa fumaça em alemão e leva tal prefixo no nome pelo fato de seus maltes serem defumados por madeiras da região. 
2- Os prêmios desta cerveja: Ouro no World Beer Awards 2010 (internacional) e 2013 (categoria Américas) e prata 2014 (categoria Américas), ouro no Mondial de La Bière Strasbourg 2010, ouro na Copa Cervezas de América 2014, prata na South Beer Cup 2011 e bronze em 2014 e 2013, prata no European Beer Star 2012 e 2009 e bronze em 2013, prata no Australian International Beer Awards em 2012 e 2010 e bronze em 2014, 2013 e 2011, prata no Festival Brasileiro da Cerveja 2013 e bronze no International Beer Challenge 2013 e 2012. Além disso, foi relacionada no livro “1001 Beers you must taste before you die” (1001 cervejas para beber antes de morrer)

Meu exemplar. Agradecimentos a Bianca, Vina, Marina e Edson!

Cerveja de cor bem avermelhada, quase marrom, translúcida, com espuma de alta formação e média duração. No aroma, o destaque fica para o malte torrado, lembrando caramelo e café, com o defumado beeeeem discreto. No sabor que o defumado se sobressai, também bem discreto, mas muito agradável. Quase não dá pra perceber o lúpulo de tão agradável que é o defumado desta cerva. Aliás, também dá pra notar algo adocicado, que ajuda na degustação desta cerva. Álcool também é bem discreto. Carbonatação média.

Conclusão: essa cerva foi degustada durante o evento do Paradiso Burgers lá no Hopfen. Harmonizou maravilhosamente bem. Espero repetir esta cerva em uma outra oportunidade, porque vale a pena!



INFORMAÇÕES
Bamberg Rauchbier
Estilo: Rauchbier
Álcool: 5,2%
Cervejaria: Cervejaria Bamberg
País: Brasil
Comprada em: Hopfen Cervejas Especiais
Preço: Uns R$ 20,00

0 comentários: