domingo, 14 de julho de 2013

Aecht Schlenkerla Rauchbier Weizen


No fim do mês passado, comecei a contar sobre a minha primeira degustação de cervejas, promovida pela Pivo Bier. A primeira das sete foi a Wäls Witte. A segunda foi a Coruja Alba Weizenbock. Hoje é dia de contar sobre a terceira cerveja, a Aecht Schlenkerla Rauchbier Weizen. A galera já foi avisando que essa cerva seria a mais polêmica das sete, pois se tratava de uma Rauchbier. Como alguns da degustação fizeram a mesma cara de paisagem quando um professor de matemática apresenta a tal Fórmula de Báskara, eles nos explicaram que é uma cerva produzida a partir de malte defumado. Como continuei sem entender nada, mas fiz cara de conteúdo só para não fazer feio, fui inocente e aceitei degustá-la...

Mas, afinal de contas, o que é uma Rauchbier? Recorri a literatura virtual para aprender um pouco mais e encontrei esse artigo no site Baco & Ninkasi.


"Rauch significa fumaça em alemão e a cerveja ganhou esse nome por ser produzida a partir de maltes defumados. É um tipo de cerveja típica de Bamberg, região da Alemanha. Antigamente todos os maltes eram secos utilizando-se fogo gerado pela queima de madeira. Com isso, todas as cervejas antigas tinham um toque defumado em seu sabor. Com a invenção de secadores cujo combustível passou a ser carvão, em meados de 1700, esse caráter defumado foi perdido na maioria das cervejas. As cervejarias de Bamberg, porém, permaneceram fiéis à tradição até hoje."


Na aparência, é uma cerveja de cor marrom e que tem uma espuma bege. O problema foi no aroma e no sabor: o mongo aqui só se ligou na palavra DEFUMADO quando PROVOU. Sim, o sabor e o aroma característico da Aecht Weizen lembra o de carne defumada. Sabe aquela mortadela defumada, que você compra no mercado e coloca no pão francês? Então, agora imagina essa mesma mortadela em estado líquido, misturado com cerveja. Sim, claro que exagerei, mas o sabor de carne defumada é bem intenso, bem intenso mesmo! O final dela é defumado, além da sensação de tostado que fica na boca.

Conclusão: não curti. É um sabor que não me agradou, mas que me deu ideia para incrementar algum tipo de assado (carne ou costela de porco) ou então de servir essa mesma cerva para acompanhar um churrasco. 

Informações
Aecht Schlenkerla Rauchbier Weizen
Estilo: Rauchbier
Álcool: 5,2%
Cervejaria: Brauerei Heller-Trum
País: Alemanha
Comprada em: Pivo Bier
Preço: R$ 57,00 (degustação com direito a sete rótulos diferentes)

1 comentários:

Unknown disse...

Quando penso em sabor de defumando não imagino coisas ruins, só me vem bacon a cabeça..rs

Acho que eu beberia bacon, feliz