“O bem-estar e a tendência à vida equilibrada nunca foram tão importantes e enxergamos isso como uma grande oportunidade para a cerveja. Somente Skol, com sua credencial de inovação e cerveja leve de qualidade, poderia criar um produto como este. Acreditamos que Skol Ultra tem potencial para revolucionar o mercado de cerveja”. - Taciana Ávila, gerente de portfólio da Skol.
Não é de hoje que a Skol causa polêmica com o lançamento de suas cervejas. Como disse na minha análise sobre Skol Beats, a cervejaria é sinônimo de inovação aqui no Brasil.
Sendo assim, tentarei fazer uma postagem totalmente parcial sobre a Skol Ultra.
Skol
Cerveja de propriedade da empresa dinamarquesa Carlsberg, com licença para ser fabricada no Brasil pela AmBev. Seu nome vem do sueco skål, que significa “à vossa saúde/à nossa saúde”; expressão comum que antecede brindes. Atualmente, é a líder absoluta do mercado brasileiro, com aproximadamente 30% de participação. A origem da marca tem início exatamente no dia 25 de agosto de 1964 na Europa, quando quatros importantes cervejarias, Allied Breweries (Reino Unido), Labatt (Canadá), Pripps-bryggerierna (Suécia) e Unibra (Bélgica), em uma tentativa de criarem uma marca global de cerveja, que seria licenciada para ser produzida em vários países, fundaram a SKOL INTERNATIONAL. A cerveja SKOL PILSEN chegou ao Brasil em 1967 pela pequena Cervejaria Rio Claro, fabricante da tradicional Caracu. Anos mais tarde, a Brahma adquiriu a marca para uso exclusivamente no país.
A marca é conhecida nacionalmente pela inovação (primeira lata em alumínio. embalagem long neck com tampa de rosca. lata de 473 ml e lata com boca redonda ou abertura maior) e pelo marketing agressivo, sempre voltado ao público jovem.
Em 2015, pelo terceiro ano consecutivo, a Skol ficou no topo do ranking BrandZ das marcas mais valiosas do Brasil.
Uma das inovações da Skol Ultra está justamente no rótulo. A maioria das cervejarias brasileiras utiliza apenas rótulos magazine (de papel, aplicados com cola) nas garrafas de suas cervejas. Já a Skol Ultra vem com rótulos autoadesivos de BOPP transparente.
Já vi muita gente sofrer para tentar destacar rótulos de cervejas especiais. Alguns conseguem, outros não. Se essa tecnologia pegar...
Outra inovação é o público alvo. Já faz um tempo que a mídia publica que cerveja hidrata tanto quanto água após atividades físicas. Como o povo brasileiro, enfim, se ligou que cuidar da saúde o quanto antes aumenta a expectativa de vida, a Skol decidiu elaborar um produto voltado para este público, que busca o equilíbrio entre uma vida ativa e saudável, sem abrir mão do prazer de beber uma cerveja gelada de vez em quando, tendo em vista que a Skol Ultra possui apenas 88kcal (long neck de 275ml)
A cerveja em si não tem atrativos: amarela, translúcida, espuma de curta formaçaõ e duração. Aroma quase que inexistente, algo que lembra malte. Sabor também é quase que inexistente, com algo que lembra malte e amargor mínimo. Corpo levíssimo. Álcool quase que inexistente. Final com amargor mínimo.
Conclusão: como cerveja, sinceramente, é horrível. Entretanto, como é a primeira Light Lager que bebo, não tenho como afirmar se é uma cerveja inferior às concorrentes.
Com apenas 4,2% de teor alcoólico, quem tem costume de beber após a pelada tradicional entre amigos NUNCA vai trocar Brahma e Antártica (ou qualquer outra) pela Skol Ultra. Quem bebe cerveja artesanal então, só vai provar pra fazer check-in no Untappd.
Agora, pra quem tem uma alimentação totalmente controlada, pode ser uma opção. Nisso temos que aplaudir a Skol, por arriscar e fazer um produto para um nicho de mercado.
INFORMAÇÕES
Skol Ultra
Estilo: American Light Lager
Álcool: 4,2%
Cervejaria: Skol
País: Brasil
Comprada em: qualquer supermercado mais sofisticado
Preço: Uns R$ 2,50
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