quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Devassa Bem Loura



Certa vez, comentei com uma amiga sobre o frio na barriga que seria fazer uma pós graduação. Ela me disse, resumidamente, que as aulas seriam puxadas e que os amigos que fizesse seriam pra vida toda.

Engraçado como ela tinha razão: além de perder muitos fios de cabelo e ter noites mal dormidas, essa pós graduação foi gratificante, pois reforcei a amizade com dois brothers que conheci na graduação e tive o prazer de conhecer mais quatro pessoas fantásticas, amigos que jamais esquecerei.

Para aliviar todo o stress das aulas, a cerveja em frente à UERJ era certa. Toda semana, uma resenha diferente e, assim, a amizade era construída. 

Foi numa dessas que resolvi comentar com a galera sobre a cerveja que bebíamos: Devassa Bem Loura

Cervejaria Devassa
Quem conhece vira amante! É o tipo de cerveja que te pega pelo colarinho, te seduz pelo aroma e faz você se apaixonar de vez pelo paladar. A cerveja DEVASSA com seu iconoclasta slogan “Um tesão de cerveja”, está na boca do povo literalmente.
Em 2001, dois jovens empresários da noite carioca perceberam que havia uma lacuna a ser preenchida: criar uma cerveja especial com alma brasileira e qualidade europeia. 
Foi então que desenvolveram a Devassa, uma cerveja com nome ousado e sabor refinado. Um galpão localizado no bairro do Santo Cristo, no Rio, serviu de cenário para a idéia. Mas nada seria possível sem a criação dos bares que trouxessem as características da cerveja. 
O ponto de partida se deu, em 2002, com a primeira loja própria em 2002. A aposta no negócio transformou a cervejaria em um verdadeiro templo de experimentação do produto. Com sucesso retumbante, não demorou muito para nascer uma segunda unidade no início de 2004. No final do mesmo ano,iniciou-se o projeto de franquias que, em 2007, já contava com 11 unidades. 
Foi nessa época também que se firmou a parceria entre a Devassa e o Grupo Schincariol - segunda maior cervejaria do Brasil - e o resultado disso foi o aperfeiçoamento dos processos de distribuição e logística, mantendo a qualidade artesanal e a comunicação diferenciada da marca.

A Devassa Bem Loura foi lançada em 2010 e, por incrível que pareça, eu não bebia uma gota de álcool na época. Entretanto, me lembro bem da campanha publicitária do lançamento desta cerva, já que foi durante o carnaval. 

No site da Cervejaria Devassa existia uma pessoa atrás de uma fechadura. Para descobrir quem era essa tal pessoa misteriosa, você tinha que twittar com a hashtag #bemmisteriosa. Ou seja, quanto mais twittadas com essa hashtag, mais a pessoa misteriosa se revelava por trás da fechadura. No fim, a pessoa misteriosa era nada mais, nada menos que Paris Hilton. Para quem não se lembra, a modelo ganhou 'destaque' após um antigo namorado divulgar um vídeo em que eles aparecem fazendo sexo em uma festa.



Infelizmente, tal campanha publicitária deixou de ser veiculada, devido às denúncias de 'consumidores', incomodados com o apelo sensual excessivo da propaganda. Esse Brasil 'politicamente correto' é um tédio...


Sobre a cerveja em si, ela tem coloração amarela, translúcida, com espuma de curta formação e curtíssima duração. Aroma muito suave de malte, sem off-flavour. Sabor acompanha aroma, sendo que apresentou um certo dulçor que não soube identificar de tão tênue. Amargor baixíssimo. Carbonatação baixa. Álcool bem leve. Corpo leve.

Conclusão: no lançamento, a Devassa explicou que a cerveja teria "um sabor mais próximo da cerveja que o brasileiro está acostumado a beber". Em outras palavras, a Devassa estava lançando um rótulo para ser uma segunda opção aos consumidores de Brahma/Antártica. Se estiver em conta, vale a pena levar algumas unidades para botecar com os amigos.

INFORMAÇÕES
Devassa Bem Loura
Estilo: Santandard American Lager
Álcool: 4,8%
Cervejaria: Cervejaria Devassa
País: Brasil
Comprada em: Rio 40 Graus
Preço: Uns R$ 8,00

PS: postagem dedicada aos amigos Beatriz Vieira, Denise Castro, Gustavo Luizon, João Henrique, José Eduardo e Luiz Filipe

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