domingo, 3 de novembro de 2013

St. Bernardus Pater 6


Hora de registrar aqui no blog a terceira cerveja da linha St. Bernardus ou, como apelidamos aqui em casa, a cerveja do padre tarado. O rótulo de hoje é a St. Bernardus Pater 6.

Como de costume, um pouco da cervejaria. Achei essa bela descrição no excelente blog "Calmantes com Champagne 2.0"

A St. Bernardus é uma cervejaria fundada em 1946 em Watou, uma vila de cerca de 2 mil habitantes no Flandres Ocidental, na Bélgica, que girava em torno da Refuge Notre Dame de St.Bernard, uma comunidade de monges (Catsberg Abbey Community) que deixou o norte da França no final do século 19 devido ao anticlericalismo do país. Ali eles começaram a fabricar um queijo que se tornou famoso na região e, após a Segunda Guerra Mundial, a produzir uma cerveja chamada Westvleteren sob encomenda do mosteiro de St Sixtus. O mestre cervejeiro da St.Sixtus, Mathieu Szafranski (de origem polonesa), tornou-se parceiro da St. Bernardus e trouxe as receitas, o know-how e a cepa de levedura da cerveja que foi produzida por 46 anos em Watou – até 1992. Ao fim do contrato, o pessoal da Westvleteren decidiu produzir a cerveja em seu próprio mosteiro, enquanto os monges da St. Bernardus continuaram a produzi-la, agora sob nome próprio.

Sobre a St. Bernardus Pater 6: cerveja de cor marrom bem escura e de espuma bem alta e de longa duração. Bem aromatizada, onde sobressai mais caramelo e cravo. Uma beleza para ficar só cheirando, de boa mesmo. No sabor, como já percebi da escola belga, ela é frutada, evidenciando mais ameixa e uva passa no início. Não sei se estava procurando comparar com a Nocturnum, mas foi isso que percebi de início. Com o tempo, passei a notar café e chocolate. Carbonatação alta que, por incrível que pareça, não me incomodou.

Conclusão: Olha, apesar de ser uma cerveja escura, ela não tem aroma nem gosto de café torrado ou um dulçor assertivo. Pra quem gosta de cerveja belga e quer fugir das blondes e trapistas da vida, é uma ótima alternativa.

Informações
St. Bernardus Pater 6
Estilo: Belgian Dubbel
Álcool: 6,7%
Cervejaria: St. Bernard Brouwerij
País: Bélgica
Comprada em: Lidador Norteshopping (que agora está localizada no Nova América)
Preço: Kit com quatro unidades + cálice, custou R$ 135,00

0 comentários: