domingo, 24 de novembro de 2013

Degustação Suicida #2 - Bavaria


Um dos comerciais que marcou época nos anos 90, pelo menos pra mim, foi com as três principais duplas sertanejas (Leandro e Leonardo, Chitãozinho e Xororó e Zezé di Camargo & Luciano), curtindo a Bavária, a cerveja dos amigos. Foi uma ótima sacada de marketing e que caiu no gosto do público. A conta era simples: Cerveja + amigos + sexta-feira = Bavaria


♫ Hoje é sexta feira
Traga mais cerveja
Tô de saco cheio
Tô pra lá do meio
Da minha cabeça
Chega de aluguel
Chega de patrão
Eu quero é diversão
Bavaria! Bavaria! Bavaria! Bavaria! Bavaria!
Bavaria! ♫

Detalhe que, na busca por uma história da Bavaria, achei esse interessante texto no site Marketing Best, cuja campanha foi vencedora

Escolhida a marca, foram identificadas as regiões de maior potencial para o mercado teste. Uma análise do posicionamento das 4 maiores marcas brasileiras permitiu identificar 2 áreas principais de oportunidade. Entre as 2, foi selecionado o segmento de uma cerveja popular e jovem. A análise dos gostos e preferências desse segmento permitiu aos cervejeiros da Antarctica a criação de uma cerveja perfeita em cor, teor alcoólico, amargor, espuma e extrato. Bavaria Pilsen foi lançada, em todo o Estado de São Paulo, em agosto de 97. O design da embalagem aliou apelo visual e inovação, retratando fielmente a "alma" da nova cerveja. A DM9-DDB criou uma campanha utilizando a temática rural, juntando os maiores nomes da música sertaneja do Brasil Leandro e Leonardo, Chitãozinho e Xororó, Zezé Di Camargo e Luciano.

Vamos ao sacrifício: loura e translúcida. Comparada com a Nova Schin, a espuma se vai em menos tempo. Lúpulo e malte quase imperceptíveis, menos que na primeira cerveja. No sabor, o que fica mais evidente com o tempo é o gosto de guaraná, que incomoda ao longo do tempo. Carbonatação alta. Final seco, que deixa um amargor que não dá vontade alguma de beber o próximo gole.

Conclusão: disparado uma das piores cervejas que já bebi na vida. Foram três para tentar beber uma única lata (mãe, irmã e eu). Talvez crie coragem para comprar uma outra lata, para beber estupidamente gelada e ver se é isso mesmo. Prometo que vou atualizar esta postagem. 

INFORMAÇÕES
Bavaria
Estilo: Standard American Lager
Álcool: 4,3%
Cervejaria: FEMSA Cervejaria
País: Brasil
Comprada em: Superprix - Riachuelo
Preço: R$ 1,98

Curiosidade: Jorge & Mateus na lata da cerva? Exatamente. É uma nova tentativa da Bavaria de estreitar o relacionamento com os apreciadores da música sertaneja, que são os principais consumidores da marca. Afinal de contas, ela é a "Cerveja dos amigos". 

1 comentários:

Rog�rio disse...

Como havia comentado antes, no dia da degustação, tenho medo... Leandro morreu um pouco depois da propaganda... rs