terça-feira, 6 de outubro de 2015

Brooklyn Post Road Pumpkin Ale


Como o Halloween vem aí, nada melhor que falar sobre uma cerveja que leva abóbora em sua receita, não acham?
A escolhida para esta ocasião foi a Brooklyn Post Road Pumpkin Ale, uma cerveja recomendada para todos conhecerem o estilo.

Brooklyn Brewery
Tudo começou quando Steve Hindy, então um correspondente internacional, trabalhando para a Associated Press, foi designado para cobrir o Oriente Médio. Durante seis anos, morou em países islâmicos como Kuwait e Arábia Saudita, onde o consumo de bebidas alcoólicas era proibido. Para aplacar sua sede, contava com a ajuda de diplomatas que faziam cerveja em casa e ficou fascinado com o estranho habito.
Quando voltou aos Estados Unidos, em 1984, trouxe o vício do homebrewing de volta para casa. Se instalou no Brooklyn, que, durante o século 19, foi um dos maiores centros cervejeiros do país.
Talvez inspirado pelo passado, começou a sonhar em abrir sua própria cervejaria, junto com o seu vizinho do andar de baixo, Tom, então um banqueiro que avalizava empréstimos bancários. Resolveu largar seu emprego e em 1998 nascia a Brooklyn Brewery.


Cervejas de abóbora
Com registros de receitas desde 1771, a Pumpkin Ale não é uma invenção atual mas sim uma cerveja tradicional, feita no período do mês de setembro a novembro.
Em substituição pela falta de malte, a abóbora entrou na receita da cerveja por completo para fornecer todo o açúcar necessário para a fermentação, virando um adjunto somente após o início da importação e plantio da cevada.
No site Beercast Brasil tem uma história bacana sobre este estilo de cerveja. Vale a pena dar uma conferida.


Sobre a Post Road, o destaque principal fica por conta do rótulo. Simples e objetivo.
A cerveja apresentou coloração âmbar, como se fosse um abóbora escuro, ligeiramente turva, com espuma de média formação e curta duração. No aroma, fica bem evidente o dulçor do malte e abóbora. Parece ter algo que lembra cravo. No sabor, o malte adocicado é mais presente que as notas de abóbora, que fica em segundo plano. Carbontação baixa. Corpo médio. Álcool presente, incomodando um pouco a medida que a cerveja esquenta. Retrogosto doce e, para surpresa de quem vos fala, um pouco picante.


Conclusão: essa, sem dúvida, foi a pior cerveja pra chegar a um veredito. O sabor da abóbora é baixo, o custo-benefício não ajuda e, se comparar com a Jerimoon, a Post Road perde. Entretanto, para quem não conhece o estilo, talvez seja uma boa, justamente porque você não vai encontrar aquele exagero de abóbora nesta cerva. Agora, se você gosta daquele doce de abóbora em formato de coração (infância boa, vinha muito nos saquinhos de São Cosme e São Damião), escolha a Jerimoon.

INFORMAÇÕES
Brooklyn Post Road Pumpkin Ale
Estilo: Pumpkin Ale
Álcool: 5,0%
Cervejaria: Brooklyn Brewery
País: Estados Unidos
Comprada em: Boteco Carioquinha
Preço: Uns R$ 25

0 comentários: