terça-feira, 6 de outubro de 2015

Urbana A Piscadinha


Pense numa cervejaria bem humorada e que produz bons rótulos? 
Foi com essa descrição que conheci a primeira cerveja da Urbana: A Piscadinha

Cervejaria Urbana
A Cervejaria Urbana surgiu em 2011, no Bairro Jabaquara, com a proposta de ser uma cervejaria artesanal e possuir rótulos criativos.
Para nós, fazer boas cervejas não é o suficiente. Queremos mesmo é fazer com que universos inteiros caibam dentro de simples garrafas; garrafas que, quando abertas e compartilhadas, inspirem as pessoas a terem boas conversas, a escutarem boa música, gerarem e compartilharem boas ideias. Afinal, não é para isso que serve uma boa cerveja?
Por que Urbana? Porque foi atrás de coisas para a cervejaria, nas nossas inúmeras jornadas pela cidade de São Paulo, que percebemos que ela é mais rica do que jamais havíamos conseguido enxergar. Aqui há espaço para os nordestinos e seus cordéis, para os nossos irmãos da África, que trazem seus cheiros e cores, para o americano engravatado que não conhece muito mais do que a Av.Paulista e o boteco, onde tomou um porre. A cidade sorri para a barraca do vendedor de especiarias, que tece seus discursos com o fio da fantasia para vender seus milagres no Largo Treze de Maio, e também para o artista de rua que, generosamente, presenteia suas paredes cinzas com cores e formas. Aqui há lugar para tudo o que se sabe e o que não se sabe, para a solidez das tradições e para a impertinência das novidades. A cidade é mãe, e não madrasta.
Somos fascinados por São Paulo. E não se trata de bairrismo ou coisa do gênero, mas do orgulho em poder encontrar em cada uma de suas esquinas um pouquinho do mundo todo. E é exatamente isto que nos inspira a usar e abusar da imaginação para criar as nossas cervejas.
Somos uma Cervejaria Urbana. Por natureza e por opção.

Pra começar a análise (des)informativa desta cerva, olha só a descrição que a Urbana fez. É muita insanidade pra uma cervejaria só

Por que “A Piscadinha”? Ora, é a nossa homenagem a todos os amigos, neófitos e curiosos que morrem de medo de amargor, mas que querem uma IPA de responsa para chamar de sua – até porque, convenhamos, já está pegando mal não gostar de “cerveja amarga”.

Um gole de “Piscadinha” é como o susto de um tombo que não acontece, o ventinho do tapa que não te acerta; um sabor de lúpulo que bate e assopra logo em seguida, fazendo piscar o quarto olho (o de thundera, no caso) de qualquer caboclo, dos mais versados cervejeiros aos nossos camaradinhas que mais bebem do que proseiam sobre bebida.

Cerveja de cor preta, ligeiramente translúcida, com espuma de média formação e curta duração. No aroma, uma mistura de torrefação, café e algo cítrico, mas nada muito explosivo. Sabor acompanha o aroma, com a sensação de malte torrado ficando um pouco mais em evidência. Corpo leve. Carbonatação baixa. Álcool bem suave. Retrogosto lembrando frutas cítricas e café.

Conclusão: Bem, é uma Session Black IPA. Realmente, tem que ser tudo reduzido. Creio que seja um bom rótulo para apresentar o estilo para quem não conhece. Melhor do que apresentar uma Hi5 da vida e assustar a pessoa logo de cara.

INFORMAÇÕES
A Piscadinha
Estilo: Black IPA
Álcool: 4,5%
Cervejaria: Urbana
País: Brasil
Comprada em: Hopfen Cervejas Especiais
Preço: Uns R$ 20,00

0 comentários: