terça-feira, 1 de maio de 2018

Comida di Buteco 2018: Papo Inicial


Mais um ano repetindo o melhor tour gastronômico que se possa imaginar: provar os petiscos elaborados pelos botecos que estão participando no Rio de Janeiro do concurso Comida di Buteco.

É algo que tenho um imenso prazer de fazer e de trazer pra vocês uma luz no fim do túnel para a seguinte questão: vale ou não vale a pena ir nesse boteco?

8) Papo Inicial Veja como chegar

Petisco: Trinacria 
Torta de arroz com aspargos em massa folhada com leve toque de creme de queijo grana padano

Informações do boteco: Inaugurado em 2012 numa modesta loja na Rua Felipe Camarão, o bar já se tornou um dos preferidos dos frequentadores da Praça Varnhagen. Em quatro anos, o sucesso do Papo Inicial era tão grande que o espaço físico tornou-se um fator complicador para atender a clientela. A solução adotada para atender a demanda e sem sair da região foi mudar para o outro lado da Rua Felipe Camarão, exatamente em frente ao antigo estabelecimento, não perdendo sua característica principal: um ambiente aconchegante, apostando em uma decoração moderna e descontraída. Para beber, o carro-chefe é o famoso Caipilé, uma caipirinha que troca o açúcar por um picolé enfiado de cabeça para baixo no copo.

Descrição do petisco: A apresentação difere totalmente da imagem promocional, o atendimento é acima do esperado e as bebidas estão sempre geladas, com opções de cervejas artesanais. A torta de arroz é muito carregada no aspargo, o que me surpreendeu e, de certa forma, agradou meu paladar. A massa folhada é quase que inexistente e o creme de queijo (que leva uma pimentinha do reino show de bola) salva a degustação deste petisco.

CONCLUSÕES DO GRANDE CHICO
Serve quantas pessoas? Uma com fome, duas sem fome
Bem servido? Na medida certa
O sabor é o esperado? Não
Surpreende ? Não
Preço: $24,90
Custo-benefício: Baixo
Resultado: Não recomendo =(
Comentários: esse é o segundo ano do Papo Inicial no Comida di Buteco e já deu pra perceber que a pegada deles é fazer um prato mais gourmetizado do que 'comida para boteco'. Até entendo a proposta, mas é bem possível de não cair no gosto do povo. Ano passado vieram com um pernil empanado na aveia até que interessante. Contudo, nesse ano, esse petisco não caiu no meu gosto. E olha que eu gosto de comer, hein!!! Sem querer desrespeitar a ideia do chef da cozinha, além da apresentação totalmente diferente da imagem promocional (muito broxante, diga-se de passagem), a torta de arroz mais parece um arroz à piamontese de tão cremoso que estava. Creio que se a massa folhada fosse maior (como na imagem promocional), o petisco poderia ganhar minha simpatia. A experiência só não foi ruim porque a companhia era totalmente excelente e fizemos várias piadas sobre o aspargo (que não podem ser ditas aqui rs). Uma pena que o único bar da região (Bar Varnhagen não participa esse ano) tenha feito um petisco tão a desejar.
-----

Sobre o Comida di Buteco

Desde 2012, venho visitando alguns poucos bares participantes do Comida di Buteco, considerado um dos maiores eventos gastronômicos do Brasil, e tento reunir aqui o maior número de informações possíveis para você, visitante do Grande Chico, escolher o bar certo de acordo com a sua fome. Criado no ano de 2000 em Belo Horizonte (quando digo que lá é um excelente lugar para se comer, não duvidem!), a edição deste ano conta com mais de 500 bares, espalhados em 20 cidades, cujo tema escolhido para esse ano foi cereais.

Realizado anualmente entre os meses de abril e maio, a dinâmica do concurso é a seguinte: cada um dos bares participantes tem que criar um petisco com os ingredientes escolhidos em cada edição. O público e os jurados visitam, votam em quatro quesitos (higiene, atendimento, temperatura da bebida e o tira-gosto, sendo que este último carrega 70% da nota final) e depositam a cédula de votação na urna (cada bar tem sua própria urna). Aliás, é proibido que os funcionários do local colocarem as cédulas dentro da urna.

0 comentários: