segunda-feira, 24 de abril de 2017

Comida di Buteco 2017: Papo Inicial


Repetindo a saga realizada nos anos anteriores, o tour por alguns botecos participantes do Comida di Buteco no Rio de Janeiro é algo que tenho um imenso prazer de fazer e de trazer pra vocês uma luz no fim do túnel para a seguinte questão: vale ou não vale a pena ir nesse boteco?

Após uma longa discussão, chegou-se a um denominador comum, onde avaliamos não só o prato que seria servido, mas também a logística no deslocamento. 

3) Papo Inicial Veja como chegar

Petisco: Pernil Detox
Descrição: Tirinhas de pernil ao molho de gorgonzola empanadas na aveia

Inaugurado em 2012 numa modesta loja na Rua Felipe Camarão, o bar já se tornou um dos preferidos dos frequentadores da Praça Varnhagen. Em quatro anos, o sucesso do Papo Inicial era tão grande que o espaço físico tornou-se um fator complicador para atender a clientela. A solução adotada para atender a demanda e sem sair da região foi mudar para o outro lado da Rua Felipe Camarão, exatamente em frente ao antigo estabelecimento, não perdendo sua característica principal: um ambiente aconchegante, apostando em uma decoração moderna e descontraída. Para beber, o carro-chefe é o famoso Caipilé, uma caipirinha que troca o açúcar por um picolé enfiado de cabeça para baixo no copo.

Primeiramente, vou confessar que fiquei surpreso com a inclusão do Papo Inicial no Comida di Buteco muito pelo fato de já ser frequentador do bar.. A apresentação difere da imagem promocional, o atendimento é conforme o esperado e as bebidas estão sempre geladas, com carta restrita de cervejas artesanais. Neste petisco, quem predomina no sabor é a aveia, deixando o pernil (acho que ele leva alho, importante frisar) em segundo plano. O molho gorgonzola parece estar ali meio que 'sem sentido', mas harmoniza bem no petisco. Aliás, se você for pedir outro prato, não deixe o garçom recolher a cumbuca, pois certamente vai sobrar molho gorgonzola pra você usar no seu próximo petisco.

CONCLUSÕES DO GRANDE CHICO
Serve quantas pessoas? Uma (talvez duas, se for um casal sem fome)
Bem servido? Mais ou menos
Preço: $18,00
Custo-benefício: Alto
Resultado: Vale a pena a visita =)
Comentário: ao mesmo tempo que o petisco não é tão bem servido em relação aos outros que já provei, o preço dele é MUITO justo, fazendo com que o Papo Inicial seja um lugar a ser visitado neste Comida di Buteco SOMENTE se você estiver fazendo uma rota. Caso contrário, pense duas vezes.
Agora, caso você resolva visitar o Papo Inicial e o vizinho Bar Varnhagem no mesmo dia, algo que acho bastante inteligente, você não terá grandes problemas: como o Bar Varnhagem tem um horário diferenciado (fecha às 19h durante a semana e às 17h no fim de semana), o horário para visitar o Papo Inicial não será um problema. Vale mencionar que a casa tem certa dificuldade em receber grupos grandes depois de um certo horário.

Curiosidade: o Papo Inicial e o Bar Varnhagem ficam a DOIS MINUTOS a pé de distância. =D

-----

Sobre o Comida di Buteco

Desde 2012, venho visitando alguns poucos bares participantes do Comida di Buteco, considerado um dos maiores eventos gastronômicos do Brasil, e tento reunir aqui o maior número de informações possíveis para você, visitante do Grande Chico, escolher o bar certo de acordo com a sua fome. Criado no ano de 2000 em Belo Horizonte (quando digo que lá é um excelente lugar para se comer, não duvidem!), a edição deste ano conta com mais de 500 bares, espalhados em 20 cidades, cujo tema escolhido para esse ano foi cereais.

Realizado anualmente entre os meses de abril e maio, a dinâmica do concurso é a seguinte: cada um dos bares participantes tem que criar um petisco com os ingredientes escolhidos em cada edição. O público e os jurados visitam, votam em quatro quesitos (higiene, atendimento, temperatura da bebida e o tira-gosto, sendo que este último carrega 70% da nota final) e depositam a cédula de votação na urna (cada bar tem sua própria urna). Aliás, é proibido que os funcionários do local colocarem as cédulas dentro da urna.

0 comentários: