terça-feira, 1 de maio de 2018

Comida di Buteco 2018: Bar do Mariano


Mais um ano repetindo o melhor tour gastronômico que se possa imaginar: provar os petiscos elaborados pelos botecos que estão participando no Rio de Janeiro do concurso Comida di Buteco.

É algo que tenho um imenso prazer de fazer e de trazer pra vocês uma luz no fim do túnel para a seguinte questão: vale ou não vale a pena ir nesse boteco?

10) Bar do Mariano Veja como chegar

Petisco: Costela em Farrapos
Costela de boi desfiada, temperada no vinho com especiarias da casa, com creme de milho feito com molho da costela, com couve, pimenta biquinho e salpicados com cubinhos de queijo coalho.

Informações do boteco: No início da década de 40 nascia o Bar Nossa Senhora da Natividade. Ao longo dos anos, Mariano Simões, filho do fundador, passou a ser a pessoa mais conhecida no lugar, a ponto de emprestar seu nome ao empreendimento — quem toca o negócio hoje é Marco André, filho de Mariano.

Descrição do petisco: A apresentação é semelhante ao da imagem promocional (mexemos no prato antes de tirar a foto), o atendimento é acima do esperado (ver comentários) e as bebidas estão sempre geladas. Geladíssimas, diga-se de passagem. O angu é feito sem tempero e não tem caroço algum. O petisco é muito bem servido de costela que, aliás, está completamente desfiada. O queijo coalho e o alho dão um toque final para satisfazer qualquer cliente.

CONCLUSÕES DO GRANDE CHICO
Serve quantas pessoas? Uma com fome, duas sem fome
Bem servido? Sim
O sabor é o esperado? Sim
Surpreende ? Sim
Preço: $25,90
Custo-benefício: Alto
Resultado: Parada obrigatória! =)
Comentários: olha, para os marinheiros de primeira viagem no Bar do Mariano, não esperem simpatia dos donos do bar, porque vocês não vão ter, ao contrário dos garçons, que são super simpáticos e solícitos. O atendimento de lá é show de bola e é isso o que me motiva a retornar à casa. Sempre sou muito bem atendido e sempre me é servida uma bebida extremamente gelada. Sem contar com os pratos da casa, que são simples, tem custo acessível e bem regados. Agora, sobre o petisco, sinceramente, é de tirar o chapéu. Não é a toa que o bar está sempre cheio. Fazia tempo que não comia algo tão gostoso e que lembrasse exatamente o que comia quando era criança. A combinação angu com costela é uma das melhores que existe. É um petisco democrático, que serve tanto à criançada, quanto ao casal apaixonado ou à turma da cerveja gelada. O melhor de tudo é que, se for servido no frio, será ótimo para esquentar o corpo. Aliás, vale relatar que o petisco enche o estômago, hein! Escolha o Bar do Mariano como primeiro da lista ou divida a cumbuquinha com dois ou três, caso esteja de estômago cheio. Só não deixe de ir. Ah sim, espero que a casa mantenha este petisco no cardápio por um bom tempo.
-----

Sobre o Comida di Buteco

Desde 2012, venho visitando alguns poucos bares participantes do Comida di Buteco, considerado um dos maiores eventos gastronômicos do Brasil, e tento reunir aqui o maior número de informações possíveis para você, visitante do Grande Chico, escolher o bar certo de acordo com a sua fome. Criado no ano de 2000 em Belo Horizonte (quando digo que lá é um excelente lugar para se comer, não duvidem!), a edição deste ano conta com mais de 500 bares, espalhados em 20 cidades, cujo tema escolhido para esse ano foi cereais.

Realizado anualmente entre os meses de abril e maio, a dinâmica do concurso é a seguinte: cada um dos bares participantes tem que criar um petisco com os ingredientes escolhidos em cada edição. O público e os jurados visitam, votam em quatro quesitos (higiene, atendimento, temperatura da bebida e o tira-gosto, sendo que este último carrega 70% da nota final) e depositam a cédula de votação na urna (cada bar tem sua própria urna). Aliás, é proibido que os funcionários do local colocarem as cédulas dentro da urna.

0 comentários: