domingo, 30 de abril de 2017

Comida di Buteco 2017: Folia do Boi


Repetindo a saga realizada nos anos anteriores, o tour por alguns botecos participantes do Comida di Buteco no Rio de Janeiro é algo que tenho um imenso prazer de fazer e de trazer pra vocês uma luz no fim do túnel para a seguinte questão: vale ou não vale a pena ir nesse boteco?

Após uma longa discussão, chegou-se a um denominador comum, onde avaliamos não só o prato que seria servido, mas também a logística no deslocamento. 

7) Folia do Boi Veja como chegar

Petisco: Sabor Inevitável
Descrição: Paleta bovina, corte de carne de sabor marcante, marinada na cerveja, vinho e ervas por 24 horas com bacon, champignon e cenoura. E para completar e harmonizar o petisco cebola palha frita e farofa de ovos.

Consolidado no mercado há 16 anos como buffet especializado em churrasco, o Folia do Boi resolveu expandir seus horizontes há 2 anos com a inauguração de seu próprio restaurante, bem no coração do Cachambi. Este novo desafio é fruto do sonho do casal Ana e Alexandre, sócios do Folia do Boi, que chegaram a esta decisão após uma série de eventos que culminaram num pensamento antigo, mas que sempre fará sentido: não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Com um cardápio repleto de bons pratos e petiscos, se destacam o Churrasco Misto Folia do Boi e o Galeto na Brasa.

A apresentação é bem semelhante da imagem promocional, o atendimento é bem acima do esperado (explicação nos comentários) e as bebidas estão sempre geladas, sem carta de cervejas artesanais. Esse é um petisco que deixa com gosto de quero mais, pois a paleta é bem temperada, com o caldo servindo muito bem para dar aquela 'bezuntada' na farofa de ovos. O gosto do champignon não fica marcante no molho, não se preocupe. Agora, a cebola palha que é o grande destaque do petisco. Parece que é cortada por um samurai de tão fina que é, resultando numa cebola palha frita sem aquele sabor indesejado de gordura.

CONCLUSÕES DO GRANDE CHICO
Serve quantas pessoas? Duas (observação: peça pra caprichar na farofa)
Bem servido? Sim
Preço: $25,90
Custo-benefício: Alto
Resultado: Parada obrigatória =D
Comentário: Novamente, terei que quebrar meu comentário em duas partes
1) Petisco: muito bem servido e bastante surpreendente. A cebola, de fato, é o destaque. Se você gosta de cebola, vai devorar de tão gostoso que ficou. Se você não gosta, não se preocupe pois aquele gosto forte de cebola não é marcante (e não deixa bafo, diga-se de passagem) e nem faz aquele 'crec' ao mastigar (sim, existem pessoas que não comem cebola por causa do barulho, acreditem)
2) Atendimento: esse é o primeiro ano de Comida di Buteco do Folia do Boi e a equipe está de parabéns, que perguntavam constantemente se o prato estava de acordo com o que esperávamos, se a bebida estava gelada e da resenha que rolou durante nossa permanência no restaurante. No final, a Sra Ana sentou na nossa mesa e contou toda a história do Folia do Boi, de todas as dificuldades de abrir o estabelecimento e de como surgiu a ideia de participar do Comida di Buteco.

Curiosidade 1: ao pedir este petisco, você ganha um desconto de 20% na próxima visita ao Folia do Boi
Curiosidade 2: o Folia do Boi fica a menos de 5 minutos a pé do Cachambeer.

-----

Sobre o Comida di Buteco

Desde 2012, venho visitando alguns poucos bares participantes do Comida di Buteco, considerado um dos maiores eventos gastronômicos do Brasil, e tento reunir aqui o maior número de informações possíveis para você, visitante do Grande Chico, escolher o bar certo de acordo com a sua fome. Criado no ano de 2000 em Belo Horizonte (quando digo que lá é um excelente lugar para se comer, não duvidem!), a edição deste ano conta com mais de 500 bares, espalhados em 20 cidades, cujo tema escolhido para esse ano foi cereais.

Realizado anualmente entre os meses de abril e maio, a dinâmica do concurso é a seguinte: cada um dos bares participantes tem que criar um petisco com os ingredientes escolhidos em cada edição. O público e os jurados visitam, votam em quatro quesitos (higiene, atendimento, temperatura da bebida e o tira-gosto, sendo que este último carrega 70% da nota final) e depositam a cédula de votação na urna (cada bar tem sua própria urna). Aliás, é proibido que os funcionários do local colocarem as cédulas dentro da urna.

0 comentários: