domingo, 29 de junho de 2014

Devia ter valorizado a Copa do Mundo no meu país


Antes de junho, colocava como prioridade certas premissas e ideologias quem me faziam ignorar a realização da Copa do Mundo aqui no Brasil. Tinha decidido acompanhar o evento da minha maneira, assistindo apenas os jogos mais importantes e os da seleção brasileira, mas sem muito fanatismo de quem tem o futebol como esporte favorito (ao lado do automobilismo, é claro).

Hoje vejo o quanto fui ignorante ao desprezar o maior torneio deste esporte, realizado em meu país.
Que arrependimento...

Me lembro de algumas cenas nos últimos 24 anos, como tentar montar uma réplica do mascote da copa de 1990 com cubos de isopor com meu pai, acompanhado com o choro de criança ao ver o Brasil sendo eliminado pela Argentina (e tomando um baita esporro da minha mãe), a festa que foi o tetracampeonato em 1994, a decepção que foi a derrota para os franceses em 1998 (aliás, estamos aguardando o Edmundo revelar o que realmente houve nesta final), as comemorações e churrascos que começavam de madrugada em 2002, a decepção que foi a eliminação precoce do bom time de 2006 e a tristeza do pessoal do trabalho ao ver o time de idosos que Dunga levou para a África do Sul. Isso sem contar com outros jogos marcantes nestas seis copas que acompanhei. Como seria interessante estar no estádio para ver jogos como Brasil x Holanda em 1994 e 1998, Uruguai x Gana em 2010, Romênia x Argentina em 1994, Inglaterra x Argentina em 2002, Portugal x Holanda em 2006... bem... a lista seria enorme.

Pois a esperança de ver jogos deste nível apareceu em 2007, quando o Brasil foi escolhido como sede da 20ª edição da Copa do Mundo FIFA de 2014. A festa foi geral.

Sejamos sinceros: até mesmo aquela pessoa que só assiste futebol por causa da Copa vibrou com a escolha. Não faça coro que "ah, eu não gostei, queria que fosse em outro país porque temos outras prioridades". Não minta, você ficou feliz sim.


Quando a Copa foi realizada pela primeira vez aqui no Brasil, há 64 anos, quem não tinha a oportunidade de ver os jogos nos estádios, tinha que se contentar em ouvir pela rádio, frequência AM, e apenas duas emissoras (no máximo) transmitiam os jogos. Caso contrário, as pessoas tinham que aguardar dias para assistir os jogos no cinema, já sabendo do resultado. Hoje, os recursos são absurdos, pois temos várias emissoras de TV e internet para assistir os jogos e as redes sociais para comentar com qualquer pessoa do mundo.

Só que toda a empolgação foi se transformando em decepção ao longo destes sete anos. Uma série de manchetes e declarações, como desvios de verba, superfaturamentos nas construções, promessas não cumpridas pelos governantes, limpeza étnica no entorno dos estádios, aditivos e mais aditivos nas obras, fizeram com que a tal 'magia do futebol' fosse apagada, dando lugar ao sentimento de revolta em grande parte da nação. Era o que mais se publicava na mídia. Nas redes sociais, as frases "Não vai ter Copa" e "Imagina na Copa" eram exaustivamente repetidas todos os dias. 

Passei então a não dar muita bola para a Copa do Mundo, muito por achar uma falta de respeito com o povo brasileiro realizar um evento como esse se não tínhamos escolas, hospitais, infraestrutura etc etc. Decidi ignorar um evento que sempre acompanhei e sempre desejei ver ao vivo, aqui, do lado da minha casa.

Daí vem a divulgação dos preços dos ingressos e a revolta só aumenta. Perguntas como "Como assim desconto para quem tem direito a Bolsa-Família?", "Como assim ingressos para os índios?", "Por que os operários não terão direito a ingressos?", "Quem pagará R$ 1900 para ver a final da Copa?" e "Brasil só vai jogar no Maracanã se chegar na final?" entoavam todos os dias. O desânimo só aumentou.

Mesmo assim, fiz meu cadastro e tentei comprar seis ingressos na fase de sorteio, todos aqui no Maracanã. Sem sucesso. O desânimo chegou no limite. Decidi, de fato, ignorar de vez a Copa do Mundo.

Primeira solicitação: desânimo total

Entretanto, faltando um mês para o início da Copa, parece que a própria mídia saiu da hipnose dos protestos e começou a dar destaque ao torneio. 

Na última fase para compra de ingressos, me arrependi amargamente de não ter me preparado financeiramente para ver os jogos que queria. Me arrependo de não ter me programado para tirar férias, de conhecer os 12 estádios e aproveitar a oportunidade para fazer turismo no país que vivo, de rever parentes distantes e conhecer amigos que fiz virtualmente.

Se antes eu não fiz nada para participar da Copa do Mundo, hoje tento remediar a situação para que não me arrependa amargamente no futuro, para que não tenha que esperar 64 anos para ver a Copa aqui no Brasil. 

De fato, essa está sendo a Copa das Copas.

Mineirão - 14/06/2014 - Colômbia 3 x 0 Grécia


Maracanã - 25/06/2014 - Equador 0 x 0 França







0 comentários: