terça-feira, 28 de abril de 2015

Mercado Central - Belo Horizonte/MG

Acredito que o principal legado da Copa do Mundo aqui no Brasil foi dar a oportunidade para os brasileiros (que tinham dinheiro, claro) conhecerem seu próprio país. Com 12 capitais sediando jogos, a promessa que as companhias aéreas disponibilizariam passagens mais baratas não se concretizou. Somado aos preços pra lá de exorbitantes dos ingressos, o melhor mesmo foi ficar em casa assistindo aos jogos.

Como disse na postagem Devia ter valorizado a Copa do Mundo no meu país, queria eu ter me preparado financeira e psicologicamente para a Copa do Mundo. Não somente para conhecer os estádios, mas também para destinar um tempo para conhecer as cidades, os bares, restaurantes etc.

Tive muita sorte ao escolher Belo Horizonte como uma das duas cidades que visitei durante a Copa. Tenho grandes amigos por lá e que, enfim, pude destinar algumas horas para dar boas risadas, visitar alguns bares e encher a pança com muita comida.

De todos os lugares que conheci em BH (claro que foram pouquíssimos, mas tudo bem), o que mais me chamou a atenção foi o Mercado Central.

Inaugurado em 1929, o Mercado Central ocupa uma área privilegiada na região central da cidade. Localizado a uns 10 minutos da Rodoviária e de uma estação do Move (nome dado ao BRT de BH), o local possui mais de 400 lojas que vendem de tudo que você possa imaginar. Obviamente, os visitantes vão atrás do que Minas Gerais tem de melhor: queijos, doces mineiros, cachaça e cerveja.

Como meu tempo era reduzido, conheci poucos lugares, mas o suficiente para ficar impressionado e destinar algumas linhas neste no blog

Cachacaria Barroca
Localização: LJ 149 / 08

Uma das lojas de referência para quem quiser comprar uma cachaça de qualidade. Com atendentes super atenciosos, sempre rola uma degustação de uma cachaça que você quer comprar ou de alguma novidade que chegou no mercado. Já para quem prefere uma cervejinha gelada, a Cachaçaria Barroca tem um espaço para servir os clientes, cuja maioria dos rótulos é, obviamente, de Minas Gerais. Foi lá que provei a Backer Brown.


Sabores e Ideias
Localização: LJ 237 A

Sinceramente? Parada OBRIGATÓRIA para quem vai ao Mercado Central.
Excelente local para comer um lanche rápido, com muito sabor e atendimento de primeira.
Foi no Sabores e Ideias que descobri a joia da coroa bovina: maçã de peito! Que carne é essa, senhoras e senhores!



Na ocasião, pedimos um sanduíche chamado Paraibim (o guri da foto acima, que nada mais é que um pão de queijo recheado de carne seca desfiada, queijo coalho e molho especial) e um outro com maçã de peito. Para ajudar a 'descer', o local vende refrigerantes típicos de várias regiões do Brasil, como o Guaraná Jesus (MA), Itubaína Retrô (SP), Cajuína (CE) e os mineiros Ártemis, feito com maçãs, e Abacatinho, de folhas do abacateiro.
 

Bar da Lora
Localização: LJ 115/L2

Esse é um local para quem gosta de botecar e que gosta de beber uma gelada mesmo em pé. Vencedor do Comida di Buteco de 2010, o Bar da Lora é um tradicional ponto de encontro do Mercado Central, sempre lotado, com todos bem espremidos dentro de uma área delimitada por uma corda. Sim, foi isso mesmo que você leu: uma corda...
Minha sugestão fica para a porção de fígado com jiló ou uma porção de torresmo, tudo acompanhado com uma cerveja bem gelada.

Mercado Central
Avenida Augusto de Lima, 744 - Centro
Belo Horizonte/MG
Horário de Funcionamento: 2ª a sáb. das 7h às 18h, dom. e feriados das 7h às 13h.
Fone: (31) 3274-9434
Site: http://www.mercadocentral.com.br

0 comentários: