quarta-feira, 29 de abril de 2015

Baltika #4 Original


Fim do ano é sempre a mesma coisa. Seja no trabalho, faculdade, curso ou família, a turma se reúne para realizar um amigo oculto (ou amigo secreto, dependendo do estado que você more).

Há uns 3 anos, um grupo de amigos que se conheceram virtualmente tiveram a brilhante ideia de realizar seu próprio amigo secreto. O mais bacana dessa ideia é que a entrega dos presentes seria via Sedex. Coisas que só o grupo Brazil With Lasers pode proporcionar.

No ano passado, fui sorteado pelo brother Carlos Lins, que tive oportunidade de conhecer pessoalmente na minha visita a Belo Horizonte. Antes disso, somente conversas via Orkut/MSN/Facebook/Whatsapp (gente, como estou ficando velho!).

Fui modesto na escolha do meu presente: um dvd de David Bowie (A Really Tour). Mole de achar e dentro da faixa estipulada.
Mas, como esse cara é brother, ele resolveu surpreender e enviou junto um presentaço: uma unidade da Baltika #4 Original, a cerveja de hoje.

Baltika Brewery
Inicialmente uma cervejaria estatal russa, inaugurada em 1990, a Baltika se privatizou em 1992 e hoje é a segunda maior cervejaria da Europa, exportando para mais de 70 países. Originária da cidade de São Petersburgo, estão entre as mais consumidas da Rússia, e são fabricadas por uma empresa pertencente á cervejaria Carlsberg, da Dinamarca. As vendas da Baltika respondem por 40% do mercado russo e as cervejas estão disponíveis em 98% dos pontos de venda do país. 
A Baltika #4 Original é uma das marcas mais antigas da cervejaria, produzida desde abril de 1994. Tradicionalmente, esta cerva só é produzida na unidade de St. Petersburg. Exportada para mais de 30 países, a Baltika #4 Original foi considerada em 2004 uma das 50 maiores marcas de acordo com o International Beer Challenge Contest. Em 2007 e 2008, a cerveja levou a medalha de prata no medalha no Australian International Beer Awards Contest, na categoria lager. Em 2008, foi medalha de ouro no European Beer Star Awards, categoria Red and Amber Beer.

A cerveja chama atenção antes mesmo de ser aberta, pois a garrafa é totalmente diferenciada das demais, com o logo da cervejaria em alto relevo no vidro. No copo, a cerveja apresentou uma coloração marrom, translúcida, com espuma de alta formação e média duração. No aroma, muito caramelo, acompanhado com um leve malte torrado e um dulçor que não soube identificar. O sabor acompanha o aroma, dando pra notar um leve amargor de lúpulo e uma certa acidez, mas nada que tire o destaque do caramelo, malte torrado e do dulçor. Carbonatação baixa e corpo leve. 

Conclusão: boa cerveja, viu. Considere-a obrigatória em sua lista, por sua importância no cenário mundial. Presentaço que recebi do meu brother! Valeu mesmo, Lins!

INFORMAÇÕES
Baltika #4 Original
Estilo: Euro Dark Lager
Álcool: 5,6%
Cervejaria: Baltika Brewery
País: Rússia
Comprada em: Presente =D

0 comentários: