quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Urthel Hop-it


Uma situação que toda pessoa que entra no mundo das cervejas especiais passa é ter aquela lista de rótulos 'imperdíveis', mas que nunca pediu ou pela garrafa ser de 600ml ou por ser muito cara ou por ter as duas características :P

Uma das soluções para experimentar esses rótulos é juntar uma turma boa e fazer aquela vaquinha esperta. Pois bem, esse foi o caso da Urthel Hop-It, a cerveja de hoje.

A descrição desta cervejaria retirei do excelente blog O Contador de Cervejas

De Leyerth Browerijen
A história dessa fantástica cervejaria começa na pequena cidade de Ruiselede, na região de West Flanders, na Bélgica. No ano de 2000, a mestre cervejeira Hildegard Van Ostaden, idealizou e iniciou a produção do que se tornaria um mito: as Urthels. 
Com poucos e selecionados brands, a proposta da cervejaria é produzir cervejas cult, para apreciadores especiais.
Se a produção tem a assinatura de Hildegard, a inspiração gráfica vem de seu marido Bas Van Ostaden.
Desenhista conhecido por seus trabalhos relacionados à lendas medievais, Bas criou toda a identidade visual da cervejaria, vinculando seu elemento símbolo aos gnomos conhecidos como Erthels. 
Com uma pequena adaptação para Urthel,  o gnomo traduz o caráter mágico e exclusivo proposto para cada brand por Hildegard. 
O Urthel define: cerveja verdadeiramente para loucos!
Para torná-las ainda mais especiais, as Urthels são atualmente produzidas em parceria com nada menos que a Koningshoeven Browerijen na Holanda. Cervejaria do famoso monastério trapista de mesmo nome e responsável pela produção das memoráveis La Trappe.

O rótulo é uma arte a parte. Boa apresentação e cativa o consumidor, ainda mais se tiver alguém do lado falando 'essa cerveja é boa'. Isso sem contar com a rolha de cortiça, agregando valor ao produto.

A cerveja apresentou coloração dourada, turva, com espuma de média formação e duração. Achei uma cerveja um pouco complexa tanto no aroma, quanto no sabor. No aroma, notei um dulçor que não soube identificar muito bem, pois o lúpulo e algo azedo eram bem assertivos. O sabor acompanha o aroma, sendo que aquele dulçor meio que lembrava um melaço meio açúcar, meio mel. Complexo no meu paladar amador. O lúpulo sim, era bem nítido e trazia notas frutadas e herbáceas. Final seco. Retrogosto amargo e, entre uma prova e outra, parecia que tinha pimenta. Carbonatação média. Corpo médio. Álcool bem presente, mas que era atenuado pela refrescância dessa cerva.

Conclusão: como o custo-benefício desta cerva não é indicado para uma pessoa só, divida uma garrafa com um(a)a amigo(a) que goste de cervejas belgas lupuladas. A felicidade é garantida.

INFORMAÇÕES
Urthel Hop-it 
Estilo: Belgian Golden Strong Ale 
Álcool: 9,5%
Cervejaria: De Leyerth Brouwerijen
País: Holanda
Comprada em: Hopfen Cervejas Especiais
Preço: Uns R$ 60,00 

0 comentários: