Como degustador de cervejas anônimo, cujo público alvo é aquele que está começando neste mundo das cervejas especiais, admito que me falta os três Cês do sucesso: contato, conchavo e contexto.
Digo isso porque não sei se é cisma minha ou coincidência, mas tenho reparado que a grande maioria das cervejarias faz mesmo estilo de cerveja e na mesma épooca (não, não são cervejas sazonais, antes que você pondere minha afirmação).
Há algum tempo, a moda foi produzir IPAs. Depois, a moda foram as Session IPAs. Depois, as Saison.
Entretanto, mesmo nessa vibe, temos que valorizar as que se destacam, como a Colorado Marguerite, uma cerveja colaborativa com a cervejaria belga St. Feuillien.
Cervejaria Colorado
Fundada em 1995, a Cervejaria Colorado se orgulha em manter viva e ao mesmo tempo renovar a antiga tradição cervejeira da cidade de Ribeirão Preto. Em nossa fábrica o toque do mestre-cervejeiro e a rigorosa seleção das melhores matérias-primas se unem para proporcionar aos apreciadores da boa cerveja uma gratificante e original experiência. Toda água utilizada na fabricação da Cerveja e do Chope Colorado é captada do aquífero Guarany, uma das maiores e mais puras reservas de água doce do mundo.
Em julho de 2015, a Companhia de Bebidas das Américas (Ambev) confirmou a compra da cervejaria artesanal Colorado, deixando todos do segmento de cabelos em pé. Afinal de contas, a Colorado sempre foi considerada como uma das maiores microcervejarias do país.
Trata-se de uma Saison que homenageia a contribuição feminina para a história da cerveja na Bélgica. Ela tem coloração escura, leva rapadura na receita e passou por refermentação na garrafa – a primeira da Colorado que passa por este processo oficialmente.
O mais interessante é que a cerveja mudou de rótulo logo após o lançamento. Ponto positivo para a Colorado, porque o rótulo antigo era MUITO FEIO. Sem dúvida, o pior da cervejaria. E olha que eles são mestres em fazer boas artes.
Pelo menos, o rótulo atual é bem agradável e suave. Tem boa aceitação do público.
Um ponto que julgo importante é você saber um pouco mais sobre a cerveja que você vai provar. Ao comprá-la, o vendedor já me avisou que a carbonatação da Marguerite era alta. Coincidindo com o fato de ser uma cerveja com refermentação na garrafa, boas chances de se criar uma espuma bem volumosa ao servir no copo
Cerveja de cor dourada e levemente turva. A espuma, como imaginava, foi aquele espetáculo: altíssima formação e alta duração, ao ponto do primeiro copo ser mais espuma do que cerveja. No aroma, algo que lembrasse fermento, laranja e limão. O sabor acompanha o aroma. O fermento é bem assertivo e, em conjunto com a alta carbonatação, ficou difícil de saborear a cerva. Álcool bem tênue. Retrogosto remetendo laranja. Corpo leve.
Conclusão: apesar do custo-benefício favorecer a compra desta cerva, é um barato que pode sair caro. A carbonatação dela é tão alta que chega a ser desagradável. Vou esperar a Colorado alterar a fórmula para tornar a Marguerite 'bebível'. Evite.
PS: prometo uma atualização quando a Colorado refizer esta cerveja
INFORMAÇÕES
Colorado Marguerite
Estilo: Saison
Álcool: 6,7%
Cervejaria: Cervejaria Colorado
País: Brasil
Comprada em: Premium Brands
0 comentários:
Postar um comentário