sábado, 22 de março de 2014

Wäls Niobium


Expectativa versus Realidade. Isso sempre me quebra quando o assunto é cerveja. Toda cerveja que vou provar esperando ser 'o néctar dos deuses' sempre me decepciona. Neste caso, a 'vitima' foi a Wäls Niobium. Antes que você me xingue, já adianto que eu só esperava mais dela. Isso não significa que eu não tenha gostado.

O nome deriva da fértil personagem da mitologia grega “Níobe”. O nome Niobium também é inspirado nos 92,9 de IBU, escala internacional de amargor, que a cerveja atingiu, que é a massa atômica do Nióbio, elemento químico usado em ligas de aço e cuja produção mundial é quase totalmente de Minas Gerais. Além do mais é uma homenagem à cidade de Araxá-MG, futura casa da Wäls, onde encontra-se a maior reserva mundial deste elemento químico.


Cerveja bem avermelhada, quase marrom, translúcida e com espuma de curta duração. O rótulo, sinceramente, é o ponto fraco. Fizeram algo mais voltado para revistas em quadrinhos que não combinou nada com coisa alguma. Superliga de lúpulos em uma double IPA? Tudo bem que ela leva quatro tipos de lúpulos, mas forçaram a barra. Se fosse escolher uma cerveja pelo rótulo, ela não estaria nem na minha lista intermediária. O aroma é bem interessante, lembrando caramelo e frutas cítricas (em segundo plano). O sabor acompanha o aroma, só que, com o tempo, o malte fica mais evidente.



Conclusão: ao provar esta cerveja, tive uma aula com os amigos do Hopfen. A linha lógica que está sendo aplicada atuamente é: Double IPA = mais maltada e Imperial IPA = mais lupulada. Fui na expectativa de provar algo mais puxado para o lúpulo. Total falta de conhecimento. É uma cerveja boa, mas a 'propaganda' mata o produto.

INFORMAÇÕES
Wäls Niobium
Estilo: Double IPA
Álcool: 9,0%
Cervejaria: Cervejaria Wäls
País: Brasil
Comprada em: Hopfen Cervejas Especiais
Preço: Uns R$ 23,00

0 comentários: