sábado, 22 de março de 2014

Metallica - Público errou na escolha do setlist?



Nos anos 90, o país tentava se organizar com uma moeda estável, o fantasma da inflação começava a desaparecer e as famílias, enfim, poderiam planejar um futuro com qualidade. Ou seja, ser adolescente nessa época não foi nada fácil, ainda mais para que gostavam de um bom rock'n roll, já que muitas bandas voltavam a tocar aqui no Brasil.

Em 1999, no auge dos meus 17 anos (entreguei a idade), o Metallica tocou no Rio de Janeiro, sendo que a banda de abertura foi o Sepultura. Como nessa idade você ainda depende do dinheiro dos pais, era bem difícil de conseguiu uma grana para ver um show 'de um bando de cabeludos, drogados, que tocam músicas satanistas'. Para piorar, o show era num domingo e exatamente neste dia era Dia das Mães. Obviamente, não fui ao show. Diga-se de passagem que meus amigos mais próximos também não foram a este show. 

Foram quase 11 anos de espera para o Metallica voltasse a tocar aqui no Brasil. De lá pra cá, foram três shows da turnê World Magnetic (um em Porto Alegre e dois em São Paulo), um da turnê 2011 Vacation Tour (Rock In Rio 2011) e um da turnê 2013 Summer Tour (Rock In Rio 2013). Dos cinco, tive a oportunidade de ir no primeiro em São Paulo e nas duas apresentações do Rock In Rio.  

Na atual turnê (Metallica by Request), o público que escolheu o setlist do show. Até estava empolgado para ver. Afinal de contas, o show foi marcado num sábado e aproveitaria o dia para ver a exposição do David Bowie. Entretanto, acredito que o público não soube escolher as músicas para o show. Nada contra os clássicos da banda, pelo contrário. Só que, das 17 músicas selecionadas, apenas uma delas não tocou em nenhuma das cinco apresentações e é justamente uma música cover (Whiskey in the Jar)


Master of Puppets - tocou nos cinco shows
One - tocou nos últimos cinco shows
Enter Sandman - tocou nos últimos cinco shows
Fade to Black - não tocou em Porto Alegre e no 2º show em São Paulo
Seek & Destroy  - tocou nos últimos cinco shows
Sad but True  - tocou nos últimos cinco shows
Nothing Else Matters  - tocou nos últimos cinco shows
The Unforgiven - só tocou no 2º show em São Paulo
Fuel - tocou no 2º show em São Paulo e no Rock In Rio 2011
For Whom the Bell Tolls - só não tocou no 2º show em São Paulo
Battery - tocou em Porto Alegre e no Rock In Rio 2013
Whiskey in the Jar - inédita nos últimos 11 anos
Creeping Death  - tocou nos cinco shows
Welcome Home (Sanitarium) - não tocou em Porto Alegre e no 1º show em São Paulo
...And Justice for All - só tocou no Rock In Rio 2013
Wherever I May Roam - só tocou no Rock In Rio 2013
Ride the Lightning  - não tocou no 1º show em São Paulo e no Rock In Rio 2013

Ou seja, quem acompanhou, no mínimo, três dos cinco shows citados acima ouviu praticamente todo o setlist escolhido para a noite do dia 22 de março de 2013. No meu caso, as únicas músicas que não ouvi foram The Unforgiven (que tocou no 2º show em São Paulo, só que dispenso em ouvir, obrigado) e Whiskey in the Jar (outra que não fede, nem cheira). 

Outras observações:
• Acho um pecado músicas como Whiplash e Hit the Lights ficarem de fora do setlist. Se a galera quisesse votar só nos clássicos, que fizesse isso melhor, sinceramente...
• A primeira música fora das 17 selecionadas é The Day That Never Comes, do último álbum. Isso deixa bem claro que Death Magnetic caiu no gosto da galera. Só que, infelizmente, não tem nenhuma música no setlist. Outro pecado.
• Until It Sleeps e King Nothing nem chegaram perto de serem selecionadas. Uma pena. Clássicos que tocaram exaustivamente na Rádio Cidade nos anos 90 e foram totalmente ignoradas.
• Dos cinco últimos shows, em quatro eles tocaram uma música cover. Até que Whiskey in the Jar não foi uma má ideia, mas teria escolhido Mercyful Fate.

Pois é, deixei mais este show passar.
Só que, desta vez, com argumentos plausíveis e não por preguiça =P

Atualizado às 12h do dia 23/03/2014

Pois é, esqueci de colocar algo que vi no show da Colômbia: a votação de uma 19ª música no setlist por SMS na hora do show.
Eram três opções que ficaram bem rankeadas: "The day that never comes", "The memory remains" e "Ride the lightning". A primeira foi a escolhida e tocada em SP. Menos mal. =D

2 comentários:

Hugo Leonardo disse...

Esperava I Disappear

Frank Aguiar disse...

Pois é! Até rolou uma campanha de fã-clubes para a escolha de músicas menos tocadas em shows, mas não rolou :(