terça-feira, 16 de abril de 2019

Comida di Buteco 2019: Restaurante Salete



1) Restaurante Salete Veja como chegar


Petisco: Boi, Eva e Adão
Carro-chefe do Salete - Três empadas : Carne moída, costela de boi com agrião e uma doce de maçã.  


Informações do boteco: Inaugurado em 1957 pelo proprietário espanhol Manolo, o Restaurante Salete ganhou este nome para homenagear a santa de devoção dele, Nossa Senhora da Salete. O salão do local é decorado com azulejos azuis e brancos, um charme a parte desta instituição tijucana, e sua merecida fama vem de suas empadas de massa leve e amanteigada.

Descrição do petisco: A apresentação é fiel à imagem promocional, o atendimento é conforme o esperado e as bebidas estão sempre geladas. A massa das empadas é bem leve. O recheio de carne moída leva azeitona (sem caroço) e é bem temperada (não leva molho de tomate). O recheio de costela de boi está bem desfiado e bem puxado no gosto do agrião (não chega a predominar ou incomodar no paladar). Por fim, o recheio de maçã não é tão doce quanto o que se vê em outros lugares e leva canela.

CONCLUSÕES DO GRANDE CHICO
Serve quantas pessoas? Uma sem fome. Duas para provar
Bem servido? Não
O sabor é o esperado? Sim
Surpreende ? Sim
Preço: $20,00
Custo-benefício: Médio
Resultado: Vale a visita =)
Vale a volta pelo petisco? Sim
Comentários: a massa da empada é a mesma das tradicionais empadas do Salete, ou seja, o sarrafo já começa lá em cima. Como já sou consumidor do local há algum tempo, foi interessante experimentar três novos sabores. A empada de costela de boi é, disparada, a mais gostosa. Bem desfiada e temperada. O agrião também está bem picadinho, deixando um sabor diferenciado. A empada de carne também é gostosa, mas com o gosto muito puxado na azeitona. Isso pode incomodar para quem não gosta desse fruto. Agora, a minha decepção veio com a empada de maçã. Não que estivesse ruim, mas é que esperava algo com gosto mais acentuado da fruta. Essa terceira empada tem um leve dulçor (que não remete tanto à maçã) e caprichada na canela em pó. Para você que curte empada e estiver passando pela Tijuca, é parada obrigatória. Mas, para o Comida di Buteco, considere a visita somente se estiver fazendo o roteiro tijucano (tem 5 bares próximos num raio de 2km), pois a bebida no Salete tem um preço bem elevado em relação aos concorrentes (em compensação, vem estupidamente gelada).

Curiosidade: leia rápido o nome do petisco =P

-----

Sobre o Comida di Buteco

Desde 2012, venho visitando alguns poucos bares participantes do Comida di Buteco, considerado um dos maiores eventos gastronômicos do Brasil, e tento reunir aqui o maior número de informações possíveis para você, visitante do Grande Chico, escolher o bar certo de acordo com a sua fome.

É algo que tenho um imenso prazer de fazer, auxiliando todos os visitantes deste blog com a seguinte dúvida: vale ou não vale a pena ir nesse boteco?

O evento foi criado no ano de 2000 em Belo Horizonte (quando digo que lá é um excelente lugar para se comer, não duvidem!), a edição deste ano conta com mais de 500 bares, espalhados em 20 cidades.

Realizado anualmente entre os meses de abril e maio, a dinâmica do concurso é a seguinte: cada um dos bares participantes tem que criar um petisco com os ingredientes escolhidos em cada edição. O público e os jurados visitam, votam em quatro quesitos (higiene, atendimento, temperatura da bebida e o tira-gosto, sendo que este último carrega 70% da nota final) e depositam a cédula de votação na urna (cada bar tem sua própria urna). Aliás, é proibido que os funcionários do local colocarem as cédulas dentro da urna.

O tema deste ano (2019) é livre, mas com duas condições: o petisco deve custar R$20,00 e a quantidade deve servir três pessoas.

0 comentários: