sábado, 6 de maio de 2017

Comida di Buteco 2017: Opus


Repetindo a saga realizada nos anos anteriores, o tour por alguns botecos participantes do Comida di Buteco no Rio de Janeiro é algo que tenho um imenso prazer de fazer e de trazer pra vocês uma luz no fim do túnel para a seguinte questão: vale ou não vale a pena ir nesse boteco?

Após uma longa discussão, chegou-se a um denominador comum, onde avaliamos não só o prato que seria servido, mas também a logística no deslocamento. 

10) Opus Veja como chegar

Petisco: Três porquinhos
Três Variações de carne de porco: pernil com abacaxi, linguiça mineira com cebola e queijo prato, e torresmo de barriga.

Podem chamar de casa de sucos ou até de pé sujo. Mas, na verdade, o Opus é um porto seguro no Centro do Rio de Janeiro. Localizado na Rua Gonçalves Dias (mesma rua da Confeitaria Colombo), entre Ouvidor e Rosário, pertinho do Mercado das Flores, o Opus serve sanduíches que valem por uma refeição há mais de quatro décadas. O pão francês quentinho ganha recheios simples: calabresa , carne assada, tender, salaminho, filé mignon e pernil, que é o carro-chefe da casa.

A apresentação é totalmente diferente da imagem promocional (explicação nos comentários), o atendimento é acima do esperado e as bebidas estão sempre geladas, com cerveja própria da casa (produzida pela Allegra). Petisco é uma alegria para quem gosta de carne de porco: o pernil com abacaxi também leva cravo e canela, a linguiça mineira é muito bem apimentada e a barriga vem frita na medida certa, só que em quantidade um pouco desproporcional em relação aos outros 'dois porquinhos'. Pra fechar, uma dose da cachaça Werneck pra esquentar o dia.

CONCLUSÕES DO GRANDE CHICO
Serve quantas pessoas? Duas
Bem servido? Mais um menos
Preço: $25,90
Custo-benefício: Médio
Resultado: Vale a pena a visita =)
Comentário: vou confessar que, ao olhar a foto promocional, fui totalmente sem expectativa para provar este petisco. A diferença é absurda e a revolta do dono do bar era visível. Você pode até não gostar de carne de porco, mas temos que reconhecer que a foto promocional prejudica o Opus. Convenhamos, só quem conhece o bar iria dar 'aquele voto de confiança', pois a foto não desperta o interesse em quase ninguém. Acabou que minha curiosidade foi maior que meu medo e tive uma agradabilíssima surpresa, pois foi a primeira vez que fui ao bar e, de quebra, comi um excelente petisco.

-----

Sobre o Comida di Buteco

Desde 2012, venho visitando alguns poucos bares participantes do Comida di Buteco, considerado um dos maiores eventos gastronômicos do Brasil, e tento reunir aqui o maior número de informações possíveis para você, visitante do Grande Chico, escolher o bar certo de acordo com a sua fome. Criado no ano de 2000 em Belo Horizonte (quando digo que lá é um excelente lugar para se comer, não duvidem!), a edição deste ano conta com mais de 500 bares, espalhados em 20 cidades, cujo tema escolhido para esse ano foi cereais.

Realizado anualmente entre os meses de abril e maio, a dinâmica do concurso é a seguinte: cada um dos bares participantes tem que criar um petisco com os ingredientes escolhidos em cada edição. O público e os jurados visitam, votam em quatro quesitos (higiene, atendimento, temperatura da bebida e o tira-gosto, sendo que este último carrega 70% da nota final) e depositam a cédula de votação na urna (cada bar tem sua própria urna). Aliás, é proibido que os funcionários do local colocarem as cédulas dentro da urna.

0 comentários: