Ser criança gordinha é complicado. Não pode sair pra rua que já pensa em comer.
Vai pro shopping? Já pensa num BigMac.
Vai pra praia? Já pensa num açaí.
Vai pra faculdade? Já pensa num salgado.
Vai beber com os amigos? Já pensa no petisco.
Uma das coisas que eu mais gosto de comer é hambúrguer. Seja na rua ou em casa. Seja só carne e pão ou cheio de incrementos. Hambúrguer é realmente muito bom. Só que, de uns tempos pra cá, reparei que a qualidade da carne dos que são vendidos nos mercados (Sadia, Aurora, Texas etc) caiu vertiginosamente. Isso sem contar que, nos rótulos de algumas marcas, fala que o hambúrguer é composto por um misto de 'carne de aves, bovina e suína'. Eu prefiro nem imaginar quais seriam as partes que são utilizadas para compor estes combos malignos...
Pensando na qualidade do meu alimento de cada dia, recorri aos meus amigos que costumam fazer hambúrgueres caseiros (mais especificamente a Felipe Barbosa e Vinícios Aleixo) e pedi a eles algumas dicas. Obviamente, não perguntei a receita completa, somente diretrizes básicas para decolar sozinho ao longo do tempo.
Sendo assim, fui às compras para preparar meu próprio hambúrguer.
Passo 1 – Escolhendo a carne
O hambúrguer caseiro é feito, basicamente, com uma mistura de diferentes tipos de carnes moídas. Agora, se usarmos o 'raio gourmetizador', esta frase ficaria mais ou menos assim: o hambúrguer gourmet é feito com um blend de cortes bovinos, todos moídos. =P
Brincadeiras a parte, o hambúrguer caseiro é feito realmente com essa mistura. Meus amigos me indicaram que os melhores cortes de carne são picanha, contra-filé, patinho, acém, peito, fraldinha, maminha e alcatra.
O corte ideal a ser utilizado fica a seu critério, assim como a porcentagem que cada corte vai ter na mistura.
O corte ideal a ser utilizado fica a seu critério, assim como a porcentagem que cada corte vai ter na mistura.
Para o seu hambúrguer "dar liga", não é necessário usar ovo, creme de cebola, farinha ou qualquer outro ingrediente pra você moldar. O truque é você escolher uma combinação que tenha uma quantidade razoável de gordura (cerca de 10% e 20% do peso da mistura). Ou seja, em um quilo da mistura, a quantidade de gordura deve ser entre 100 a 200 gramas.
As carnes escolhidas para o HC #001 foram Patinho e Contra-Filé.
Como o açougueiro retirou um bom pedaço da gordura, o patinho é uma carne magra e queria um sabor defumado (minha única ousadia nesse hambúrguer), decidi colocar um pouco de bacon. Sendo assim, a mistura ficou com a seguinte porcentagem:
Peso total: cerca de 1kg
Contra-Filé: 50%
Patinho: 30%
Bacon: 20%
Passo 2 – Fazendo o hambúrguer
Escolha uma boa vasilha/travessa para misturar as carnes. Se você pretende utilizar bacon, a dica é utilizar um processador para bater junto com um punhado de carne. Assim, fica mais fácil para misturar junto com o restante da carne.
Após notar que tudo está muito bem misturado (essa etapa é bem nítida, não se preocupe), faça umas bolinhas que ocupem mais ou menos a palma da sua mão e amasse para ficar no formato de hambúrguer.
Após notar que tudo está muito bem misturado (essa etapa é bem nítida, não se preocupe), faça umas bolinhas que ocupem mais ou menos a palma da sua mão e amasse para ficar no formato de hambúrguer.
Se você tem TOC e quiser os hambúrgueres com tamanhos iguais, descole em casa um pote ou um copo bem largo. Desta maneira, você não vai sofrer como eu sofri, já que, com o tempo, fica difícil de fazer os discos, pois a carne vai esquentando e a gordura 'cola' na mão.
Outra coisa que você pode fazer neste momento é colocar alguns temperos. No HC #001, optamos por não colocar tempero algum. Sim, fomos conservadores. =P
Passo 3 – Fritando/grelhando o hambúrguer
Usamos uma frigideira para fritar nosso hambúrguer. Tenho que admitir que na churrasqueira fica melhor, mas na frigideira ficou tão bom quanto.
Como disse anteriormente, não utilizamos qualquer tipo de tempero. Somente antes de fritar é que jogamos um pouco de sal e pimenta no reino em cada lado. Com a frigideira bem quente, jogamos os hambúrgueres até ficar no ponto desejado. Lembre-se que o tempo de fritura vai depender também da grossura da carne. Quando estiver no ponto, vire o hambúrguer. Mas veja bem: você vai virá-lo apenas uma vez!! Muita paciência nessa hora, padawan!
Uma dica importante neste passo é que, antes de fritarmos, deixamos os hambúrgueres na geladeira por uns 30min para que eles ficassem mais durinhos.
Outro ponto a ser mencionado é que ele deu uma reduzida. Talvez seja por conta da gordura ou porque não estava muito 'prensado'. Detalhe que será observado nas próximas experiências.
Depois de virado, você pode colocar o queijo por cima e tampar para que o queijo derreta enquanto ele frita do outro lado.
Com um cheiro de bacon que ia até o portão da casa (maravilha de aroma, viu... bacon é vida!), colocamos nossa invenção no pão, com alface e tomate, para a melhor parte da brincadeira: comer!
Tempo total até ficar pronto: cerca de 3 horas.
E você, já se aventurou a fazer o seu? Conte um pouco sua experiência!
Mês que vem tem outro, com as fotos de cada etapa!
Aguardem!
2 comentários:
Quem quiser trocar ideias sobre burgers, a Paradiso sempre está disposta a falar e ouvir hahaha mas as suas infos estão boas, Chico. Abraços!
Cara, eu já peço pra moer tudo junto no açougue!!
Postar um comentário