quinta-feira, 18 de abril de 2019

Comida di Buteco 2019: Bode Cheiroso



3) Bode Cheiroso Veja como chegar

Petisco: Pimenta no ragú dos outros é refresco
Ragú de porco acompanhado de farofa crocante apimentada 

Informações do boteco: A menos de 5 minutos a pé do Maracanã, o Bode Cheiroso foi fundado quase junto com o estádio. Com mais de 50 anos de história, o nome oficial do local é Bar Macaense, mas o apelido Bode Cheiroso veio com o tempo e foi muito bem apropriado pelos donos do bar. Com aparência e cardápio típicos de um legítimo boteco carioca, o Bode Cheiroso é tocado, atualmente, com maestria pelos netos do fundador, Emanuella e Leandro.

Descrição do petisco: A apresentação é bem semelhante à imagem promocional, o atendimento é acima do esperado (com o bar lotadíssimo, os garçons não deixam você na mão) e as bebidas não estavam geladas, com carta reduzida de cervejas artesanais. Tanto o ragú, quanto a farofa não são bem servidos. Embora o ragú seja bem executado, ele estava extremamente gorduroso. Já a farofa não tinha quase nada de crocante, tampouco de apimentada. Para salvar o petisco, a pimenta da casa é sempre maravilhosa.

CONCLUSÕES DO GRANDE CHICO
Serve quantas pessoas? Uma sem fome, dois para petiscar
Bem servido? Não
O sabor é o esperado? Não
Surpreende ?Não
Preço: $20,00
Custo-benefício: Baixo
Resultado: Pense duas vezes  =|
Vale a volta pelo petisco? Não
Comentários: vou confessar que, ao olhar a foto promocional, fui totalmente com expectativa para provar este petisco. A diferença é absurda. Além do mais, era um petisco do Bode Cheiroso, um lugar que você vai pra comer e beber bem. Infelizmente, as cervejas não vieram geladas e o petisco deixou muito a desejar. Apesar da carne de porto estar gostosa, a porção estava extremamente gordurosa. A farofa parecia um pão velho ralado, que mesmo misturado com o ragú, não era fácil de comer. Ouvi relatos de outras pessoas que o petisco é muito bom. Sinceramente, ou o petisco no dia estava mal executado ou então eu comi errado rsrs. Resumindo, é uma pena que um bar tão bom, que faço questão de incluir no meu roteiro todo santo ano, tenha feito um petisco que deixou a desejar. Se você estiver fazendo o circuito da Tijuca, ele fica bem perto do Bom Gourmet.e, caso queira ver se o petisco é tão estranho quanto digo, passe lá pra conferir. Mas, por mim, eu evitaria a experiência.
-----

Sobre o Comida di Buteco

Desde 2012, venho visitando alguns poucos bares participantes do Comida di Buteco, considerado um dos maiores eventos gastronômicos do Brasil, e tento reunir aqui o maior número de informações possíveis para você, visitante do Grande Chico, escolher o bar certo de acordo com a sua fome.

É algo que tenho um imenso prazer de fazer, auxiliando todos os visitantes deste blog com a seguinte dúvida: vale ou não vale a pena ir nesse boteco?

O evento foi criado no ano de 2000 em Belo Horizonte (quando digo que lá é um excelente lugar para se comer, não duvidem!), a edição deste ano conta com mais de 500 bares, espalhados em 20 cidades.

Realizado anualmente entre os meses de abril e maio, a dinâmica do concurso é a seguinte: cada um dos bares participantes tem que criar um petisco com os ingredientes escolhidos em cada edição. O público e os jurados visitam, votam em quatro quesitos (higiene, atendimento, temperatura da bebida e o tira-gosto, sendo que este último carrega 70% da nota final) e depositam a cédula de votação na urna (cada bar tem sua própria urna). Aliás, é proibido que os funcionários do local colocarem as cédulas dentro da urna.

O tema deste ano (2019) é livre, mas com duas condições: o petisco deve custar R$20,00 e a quantidade deve servir três pessoas.

Outra novidade: existe rebaixamento no Comida di Buteco. No ranking geral, os 20% últimos colocados perdem o direito de participar no ano subsequente. Ou seja, aqui no RJ, serão 13 bares dos 66 participantes.

0 comentários: