domingo, 21 de abril de 2019

Comida di Buteco 2019: Esconderijo Bar


7) Esconderijo Bar Veja como chegar

Petisco: Que peito, heim?!
Peito bovino desfiado na cerveja preta, alho, cebola, tomate, tomilho, cominho, loro e pimenta-do-reino. Acompanham geleia de pimentões (Verde, amarelo e vermelho) e tiras de polenta frita 

Informações do boteco:  Bar localizado no Grajaú com comida gostosa e preço justo. As vezes apresenta a opção de música ao vivo (consultar programação com o local). Não é fácil achar vaga na rua em momentos de pico (sexta e sábado a noite principalmente). Dependendo vale a pena ir de táxi/Uber. Atenção: esta postagem carece de informações sobre a história do boteco e, caso queira contribuir, sua ajuda será muito bem vinda.

Descrição do petisco: A apresentação difere da imagem promocional, o atendimento é abaixo do esperado e as bebidas estão sempre geladas, com carta reduzida de cervejas artesanais. O peito de boi é bem temperado e bem executado. A 'geleia' de pimentões é bem ácida, mas saborosa. Por fim, as tiras de polenta frita não tem tempero, mas não são gordurosas.

CONCLUSÕES DO GRANDE CHICO
Serve quantas pessoas? Duas sem fome. Três para provar.
Bem servido? Não
O sabor é o esperado? Sim
Surpreende? Não
Preço: $20,00
Custo-benefício: Baixo
Resultado: Pense duas vezes =|
Vale a volta pelo petisco: Não
Comentários: eu adoro peito de boi. Para mim, é uma das partes favoritas, pois é uma carne bem saborosa e fácil de comer. Entretanto, o petisco do Esconderijo deixou a desejar. Mesmo bem executado, ele difere bastante da imagem promocional e estava bem salgado. As tiras de polenta mais pareciam palitos e a imagem promocional, novamente, gera expectativas falsas para quem vai provar o petisco. A única coisa de bom é a 'geleia', que não é geleia, pois parece um molho. Aliás, um excelente molho, que cairia bem com diversos pratos. Contudo, se você tem problemas estomacais, a acidez deste molho pode ser prejudicial.

Ah sim, esse foi o primeiro boteco que provamos um petisco do "Desafio Perdigão", um prato paralelo ao evento e que é avaliado somente pelos jurados. O do Esconderijo é um bolinho de batata doce recheado de calabresa que, apesar de ser gorduroso, é bem saboroso. O único problema é que demora pra ficar pronto.

-----

Sobre o Comida di Buteco

Desde 2012, venho visitando alguns poucos bares participantes do Comida di Buteco, considerado um dos maiores eventos gastronômicos do Brasil, e tento reunir aqui o maior número de informações possíveis para você, visitante do Grande Chico, escolher o bar certo de acordo com a sua fome.

É algo que tenho um imenso prazer de fazer, auxiliando todos os visitantes deste blog com a seguinte dúvida: vale ou não vale a pena ir nesse boteco?

O evento foi criado no ano de 2000 em Belo Horizonte (quando digo que lá é um excelente lugar para se comer, não duvidem!), a edição deste ano conta com mais de 500 bares, espalhados em 20 cidades.

Realizado anualmente entre os meses de abril e maio, a dinâmica do concurso é a seguinte: cada um dos bares participantes tem que criar um petisco com os ingredientes escolhidos em cada edição. O público e os jurados visitam, votam em quatro quesitos (higiene, atendimento, temperatura da bebida e o tira-gosto, sendo que este último carrega 70% da nota final) e depositam a cédula de votação na urna (cada bar tem sua própria urna). Aliás, é proibido que os funcionários do local colocarem as cédulas dentro da urna.

O tema deste ano (2019) é livre, mas com duas condições: o petisco deve custar R$20,00 e a quantidade deve servir três pessoas.

Outra novidade: existe rebaixamento no Comida di Buteco. No ranking geral, os 20% últimos colocados perdem o direito de participar no ano subsequente. Ou seja, aqui no RJ, serão 13 bares dos 66 participantes.

0 comentários: