quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Dogma Cafuza Imperial India Black Ale


Antes de começar mais esse post, gostaria de agradecer as mais de 35 mil visitas. Para um blog independente de cervejas, voltado para o público iniciante, tem muito significado pra mim. Muito obrigado a todos.

A cerveja de hoje, cronologicamente, foi a de número 250: Dogma Cafuza Imperial India Black Ale.

Cervejaria Dogma
É com uma grande união que as grandes ideias e conquistas surgem. Com essa filosofia nasce a cervejaria Dogma. Uma junção de três cervejarias ciganas de São Paulo, a Serra de Três Pontas (Cafuza, Hop Lover, Loucura de Baco, Touro Sentado e Branca de Brett), aNoturna (Green Lover, Loucura de Baco, Neblina e Condessa d’Augusta) e a Prima Satt (Cafuza e Hamurabi).
Bruno Moreno, proprietário da Serra de Três Pontas, Luciano Silva (Noturna) e Leonardo Satt (Prima Satt), se conheceram nas produções caseiras e se tornaram grandes amigos. Criaram juntos um grupo unindo as três cervejarias para facilitar a distribuição de suas cervejas e com isso um grande fortalecimento foi criado entre eles.
Depois de diversos lançamentos, resolveram em junho de 2015 criar uma nova marca, mais forte e mais criativa. Três mentes trabalhando pela qualidade de cervejas incríveis.

A cerveja em si

Ao colocar no copo, a cerveja apresentou as seguintes características: cor preta, turva, com espuma de alta formação e média duração. Com um rótulo impactante, a apresentação desta cerva é sensacional. O aroma já encanta de cara os fãs de cervejas amargas/lupuladas, com a explosão de notas cítricas, acompanhadas por notas de malte torrado, café e chocolate amargo. O sabor acompanha o aroma. Nada se destaca, pois tudo é muito bem equilibrado. Seu paladar vai causar uma boa confusão mental, pois o retrogosto dela deixa sua boca seca, te convidando pro próximo gole. Corpo médio/denso. Carbonatação média. Álcool bem assertivo.


CONCLUSÃO DO GRANDE CHICO
Essa cerveja é para iniciantes? Creio que não, pois é uma cerveja bem amarga/lupulada e de forte teor alcoólico. Prove outras do estilo Black IPA antes dela.
Tem um bom custo-benefício? Sim
É fácil de beber? Mais ou menos
É fácil de encontrar? Sim, bares especializados e supermercados.
Observações: uma cerveja difícil de ser saboreada. Se você gosta da Hi5, então você vai amar a Cafuza. Está na minha lista de 20 Melhores Cervejas Nacionais. Imperdível.

INFORMAÇÕES
Cafuza Imperial India Black Ale
Estilo: Black IPA 
Álcool: 8,5%
Cervejaria: Dogma
País: Brasil
Comprada em: Hopfen Cervejas Especiais
Preço: Uns R$ 25,00

Isso que é espuma, minha gente!

Curiosidades: Cafuzo é a denominação dada no Brasil para os indivíduos gerados a partir da miscigenação entre índios e negros africanos. A ideia desta cerveja é ser uma mistura de Imperial IPA com Black IPA, daí seu longo nome: Imperial India Black Ale.

A garrafa que bebi ainda era da Cervejaria Prima Satt. Com a criação da Dogma, todos os rótulos sofreram alterações. Particularmente, acho o antigo rótulo melhor, sem desmerecer esse novo design da Dogma, que é sensacional.

Assim que provar a Cafuza da Dogma, atualizarei esta postagem.

Rótulo antigo, da Prima Satt

Rótulo Atual

Related Posts:

  • Bodebrown / Stone Cacau IPA Finalmente vou postar sobre uma cerveja que até me rendeu um apelido: Bodebrown / Stone Cacau IPA. Para explicar um pouco sobre esta cerveja, trago um texto do site Maria Cevada: Feita em colaboração com a cervejar… Read More
  • Blanche de Bruxelles Parece que a combinação 'cerveja + calor' predominou no verão deste ano. Raros foram os dias que o Sol não castigou a população. Então, nada melhor que provar uma witbier, estilo esse que dizem ser apropriado para dias i… Read More
  • Faxe Premium Minha mãe sempre comenta sobre as cervejas que eu bebo. Como ela é fã de Itaipava, acha um absurdo pagar 20 dilmas numa ampola de 330ml. Então, resolvi com a minha irmã de arrastarmos nossa mãe para conhecer um lugar dif… Read More
  • Bier Hoff Jerimoon Pumpkin Ale Desde pequeno que ouço a tal história de fazer frango no forno com molho de cerveja. Com a 'descoberta' das cervejas gourmet, dá pra imaginar várias outras combinações, como costela e rauchbier ou camarão na moranga e pu… Read More
  • Wäls Stadt Jever Mais uma lager para agradar o paladar da minha mãe. A escolhida foi a Wäls Stadt Jever, uma cerveja que foi produzida em homenagem a um bar de Belo Horizonte. Recorri ao blog Destino Cervejeiro para coletar um pedaço des… Read More

0 comentários: