sexta-feira, 26 de junho de 2015

Heineken


Admito que enrolo para escrever sobre certas cervejas por puro receio de ser tendencioso em minhas palavras. Esse é o caso da Heineken, a cerveja de hoje.

Sobre a Heineken, tirei esse belo texto do blog O Contador de Cervejas (aliás, visita OBRIGATÓRIA)

Heineken
Fundada em 1864 por Gerard Adriaan Heineken e com sede em Amsterdam na Holanda, a Heineken é um fenômeno mundial de marketing e a terceira maior cervejaria do mundo. Sua garrafinha verde é hoje um ícone mundial.
A Heineken comanda 119 cervejarias em mais de 65 países produzido marcas como Cruzcampo, Tiger Beer, Żywiec, Starobrno, Zagorka, Birra Moretti, Ochota, Murphy’s e obviamente seu carro chefe: a Heineken.
Com a recente incorporação da mexicana Femsa, a Heineken consolida sua posição no mercado em que era mais fraca: a América Latina. No Brasil vai enfrentar uma briga desigual com a Anheuser-Inbev detendora de 70% de share de mercado, um verdadeiro e clássico monopólio.
Outra jogada de mercado da Heineken é o avanço sobre a Scottish&Newcastle, líder de mercado na Inglaterra. É o mundo da cerveja em plena era de concentração de mercado.
Atualmente, a Heineken (5) é uma das 4 grandes companhias que dominam mais de 50% do mercado mundial, junto com a belga Ab-Inbev (22%), a inglesa SAB-Miller (14%) e a dinamarquesa Carlsberg (7%).

Heineken Experience
Heineken Experience é um museu sobre a cerveja. O edifício foi construído em 1867 e funcionou como fábrica até 1988. Em 1991 o edifício iniciou um processo de reforma total para transformar-se no museu. É oferecida uma excursão, exibições interativas, e dois bares. Ele também oferece um olhar sobre a história da empresa e do processo de fermentação da cerveja durante os anos.
Como patrocinadora da Europa Champions League, o museu virou também uma espécie de templo para os aficionados do futebol europeu.

Cerveja de cor dourada, translúcida, com espuma de média formação e curta duração, permanecendo uma fina camada até o fim. Não há como negar que ela é bonita no copo. Praticamente pede pra ser degustada. No aroma, é bem mais lupulada que as concorrentes diretas, só que bem suave. O sabor acompanha o aroma, com o malte mais presente. Carbonatação média. Final levemente amargo.

Conclusão: para botecar, é uma das minhas favoritas. Se tenho o poder de decidir qual cerveja escolher, fico com a Heineken. Muito mais sabor que suas concorrentes e levemente lupulada. Claro que rola toda a mística de ter "off-flavor" pelo fato da garrafa ser verde e que, de fato, não é nenhuma mentira, tanto é que algumas tem o aroma totalmente comprometido. Entretanto, é mais problema de conservação por parte do estabelecimento do que da produção em si. Com custo-benefício totalmente excelente, é uma cerveja indispensável numa mesa de bar.

INFORMAÇÕES
Heineken
Estilo: Premium American Lager
Álcool: 5,0%
Cervejaria: Heineken
País: Holanda
Comprada em: Qualquer boteco um pouco melhor =P
Preço: Uns R$ 8,00

Related Posts:

  • Morada Hop Arabica Certa vez, conheci uma amiga que tinha como hobby degustar café. Quis o destino que nunca sentássemos numa mesa para conversarmos sobre as experiências sensoriais do hobby de cada um. Numa dessas conversas do tipo 'va… Read More
  • Leffe Radieuse Mais uma cerveja produzida pela Leffe entra para a conta do Grande Chico. Hoje é a vez da Radieuse, uma Belgian Dark Strong Ale de respeito. Sobre a Abbaye de Leffe A Abadia de Notre Dame de Leffe foi fundada em 1152… Read More
  • Leffe Blonde Essa foi a primeira cerveja belga que degustei. Geralmente, quando crio uma expectativa com uma cerva, o resultado é sempre decepcionante. Obviamente o receio que isso acontecesse com a Leffe Blonde era o mesmo. Sobre a&… Read More
  • Baden Baden American IPA Que frisson foi esse para o lançamento da primeira IPA da Baden Baden! Ouvi muita gente falando mal (pouco amarga) e falando bem também (ideal para o nosso clima. Afinal de contas, essa cerveja é boa ou não? Vou tenta… Read More
  • Mondial de La Biere Rio 2014: Dogfish Head 90 Minute IPA O Mondial de La Biere Rio 2014 foi uma experiência interessante, pois pela primeira vez pude ter a dimensão exata do mundo cervejeiro.  Escolhi três cervejas para dedicar algumas linhas aqui no blog: Fraga Brown, 9… Read More

0 comentários: